Após mamaço, hospital anuncia criação de sala para ordenha e armazenamento de leite materno

O filho de Joana, que sempre foi amamentado, está entubado e sendo alimentado através de sonda. A mãe, que foi impedida de dar seu leite ao filho, segundo os médicos, por risco de contaminação, teve que autorizar o hospital a oferecer leite de fórmula infantil ao bebê.
A reclamação resultou em um protesto na porta da unidade de saúde, organizado pela Casa da Borboleta – espaço que apoia o parto, a amamentação e mulheres vítimas de violência doméstica. O mamaço repercutiu e o hospital decidiu criar um espaço para que as mulheres possam extrair leite e continuar a produção.
Desde o fechamento da maternidade, em 2014, os bebês internados na UTI do Hospital Santa Catarina que estão sedados ou com ventilação mecânica, são alimentados com fórmulas infantis. Entretanto, o hospital diz entender a importância do aleitamento materno e alega que um espaço para coleta de leite já estava nos planos da unidade de saúde.
A sala apropriada para a ordenha e armazenamento de leite materno ficará pronta em seis meses, prazo estimado para atender às exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Veja também:
