Arte em ação

Por: Catraca Livre

Envolto no universo dos sprays, Vinicius Popó começou a dialogar com a arte de rua, em 2001, quando se mudou de Guarulhos para São Paulo e andava pela noite com alguns amigos espalhando lambes-lambes pela cidade. Dos pequenos cartazes, que eram desenhados por ele, nasceram imagens maiores. “Colava um papel no outro para ganhar mais espaço, foi daí que surgiu a ideia de começar a usar o spray e pintar as paredes”.

Para aprender a manusear corretamente a tinta das latas iniciou grafitando apenas letras bem coloridas, com o grapicho – como é conhecida a junção de pixar com grafitar – marcou as ruas usando o apelido Popó. Criou sua identidade e quando pegou a manha do spray, voltou a desenhar nos muros da capital.

O seu estilo cheio de cores tem toques de arte renascentista, santas permeiam as suas pinturas e grafites. O fascínio pelo tema nasceu quando ele foi trabalhar como restaurador de obras de arte, aprendeu desde o processo de limpar um quadro como dar os retoques de tinta. “Foi aí que comecei a observar as imagens, a posição dos rostos e pirei nas santas que estilizo com as bochechas maquiadas”.

E o artista que viu sua arte crescer nas ruas de São Paulo começou a apostar também em materiais inusitados pensando na importância de reciclar os suportes. Hoje, paredes, telas, gavetas ou madeiras, qualquer objeto nas mãos dele vira expressão do seu trabalho.

Diversificando cada vez mais, Popó também investe em outro universo que é a customização de peças, transforma em desenhos e pinturas, pares de tênis, galochas, shapes de skate e até geladeiras. A ideia surgiu em parceria com a namorada, Sakura, que é estilista e apresentou como projeto de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), roupas que ela estilizou e que foram pintadas por Popó. O sucesso das peças rendeu até uma participação em um desfile de Alexandre Herchcovitch, em 2007, e fez com que ele mantivesse a produção .

Das roupas, partiu para os outros objetos e publica vídeos no blog SP Dreamers, que tem dentro da revista digital SneakersBr . Neles, ele mostra o passo a passo dos seus processos de trabalho e dá algumas dicas de customização.

Com muitas ideias para levar o seu trabalho o mais adiante possível, foi chamado para colocar esse material em um blog da MTV e criou uma comunidade no Orkut para responder dúvidas que os leitores têm sobre o tema. Popó acredita que o conceito de grafite é arte em ação, por isso não para nunca de produzir. Conheça mais o trabalho no flickr do artista.

Galeria de imagens: