Artista espanhol homenageia ativista negra que enfrentou neonazistas

A ilustração, feita pelo artista Luiso García, foi dedicada ao ato heróico da ativista sueca

10/05/2016 12:42

Na semana passada, uma cena histórica se tornou símbolo da luta contra o racismo e a xenofobia. As imagens da sueca Tess Asplund enfrentando neonazistas durante uma manifestação em Borlange, no centro no país, serviram de inspiração para o artista espanhol Luiso García criar uma ilustração em homenagem ao ato da ativista negra.

Após a divulgação das fotos e vídeos, Tess deu uma entrevista ao jornal britânico “The Guardian” a respeito do caso. “Foi um impulso. Eu estava tão zangada, tive de sair para a rua, Só pensava: nem pensar, eles não podem marchar aqui. Nenhum nazista vai marchar aqui, não está correto”, afirmou.

A ilustração foi dedicada ao ato histórico da ativista negra
A ilustração foi dedicada ao ato histórico da ativista negra

No entanto, o artista espanhol foi criticado no Facebook por ter escrito “viva as pessoas de cor” no desenho e se justificou logo em seguida. Leia o esclarecimento abaixo:

“Como estou vendo que na página HUMOR INDIGNADO 99% estão me atacando porque o sentido do meu desenho foi mal interpretado, quero esclarecer que: Sou consciente de que “gente de cor” é efetivamente um termo pejorativo e que ofende as pessoas de raça negra. E por isso quis usar a expressão em um jogo de palavras ao mostrar Tess rodeada de uma aura de cores que contrasta com os tons de cinza dos racistas. TESS É COR. TESS É ESPECIAL. Apenas isso. Aos ofendidos, minhas desculpas aos ofendidos.”

Cena histórica

O fotógrafo David Lagerlöf registrou um momento icônico no dia 1º de maio deste ano. Na cena, uma mulher negra de 42 anos aparece enfrentando uma marcha com mais de 300 neonazistas, realizada em Borlänge, na Suécia.

A foto, compartilhada nas redes sociais, mostra a ativista Tess Asplund posicionada com o punho para cima em sinal de protesto, frente a frente com um dos três líderes de uma manifestação do Movimento da Resistência Nórdica, de extrema direita, que reuniu centenas de pessoas no país.

Assista ao vídeo abaixo e veja o momento em que ela é retirada do local por policiais: