Artista faz vaquinha para projeto ‘Janelas de SP’ virar livro

Desenho da janela do Pateo do Collegio; projeto quer reconectar as pessoas à cidade

Três anos atrás, a arquiteta e artista visual Nara Rosetto iniciou um projeto de desenho das janelas de São Paulo. Para ela, “esse é um elemento considerado super comum mas que carrega muitas histórias“.

Com o objetivo de espalhar um pedacinho de história de cada janela desenhada por ela, a artista agora lança uma vaquinha on-line para transformar o projeto digital Janelas de SP em livro. Até o momento, R$ 14.465 dos R$ 25 mil necessários – ou 58% da meta – foram arrecadados.

A publicação contará com 50 desenhos, sendo 40 da criadora do projeto e 10 de ilustradores e artistas convidados.

“Janelas são vazios, não-lugares que nos permitem ver além, que nos preenchem de imagens e memórias. São molduras que delimitam belos quadros feitos de paisagem real, viva, mutável, nova a cada instante. E se meus olhos são as janelas de mim, as janelas são os olhos da casa; são pura abstração e poesia”, diz Nara.

A proposta foi inicialmente inspirada no “Windows of New York”, projeto semelhante tocado por um designer gráfico da cidade dos Estados Unidos.

Bastou um empurrãozinho de uma amiga para que ela criasse a versão paulistana. “Geralmente, eu faço os desenhos diante das janelas. Mas às vezes chove ou vejo alguma janela que eu goste dentro de um ônibus, aí eu fotografo e desenho depois”, explica.

Gostou do projeto? Faça sua colaboração clicando aqui.