Artista fica confinado em galeria com exibição ao vivo pela internet
Filmado 24 horas pela Twitcam, o artista Tony de Marco também conhecido por Pixotosco mora em regime semi-aberto em novo espaço de arte conhecido como “galeria”, na rua Augusta
O desafio: pintar 220 metros quadrados diante do público. Essa será a missão do artista Tony de Marco durante vinte dias do mês de dezembro. “Internado” desde o dia 2 na “Galeria”, Tony será responsável por pintar a entrada e mais duas salas (em cada uma delas deve se considerar quatro paredes- laterais, chão e teto).
“Esse trabalho é uma combinação entre a experiência de pintar na rua, só que dentro de uma galeria. O termo reality, aqui, é o de mostrar um trabalho em andamento”, comenta.
A ideia do Reality Art Show é subverter a dinâmica das exposições em que os elementos são trazidos prontos para a mostra. A ocupação, batizada como “Aliendígena”, irá trazer uma fauna rupestre em pixel (característica do trabalho do artista do uso de rolos para construção do pixel (quadrado) que, unidos, configurarão uma só imagem; no caso, a releitura do artista para um animal).
- Galeria A7MA inaugura exposição ‘quando falar não basta’ do artista visual Kuêio nesta quinta
- ZIV Gallery mescla arte urbana, cultura geek, sabores brasileiríssimos e drinks autorais
- Galeria Virtual da Cultura Digital Andreense tem inscrições abertas para artistas até domingo
- Spray do Bem: artistas urbanos se mobilizam na luta contra o coronavírus
Uma câmera/capacete mostra os pontos de vista do artista, para que os desenhos surjam diante dos olhos dos espectadores. O público acompanha seu trabalho ao vivo das 11 horas às 19h.
Resultado do trabalho
Na entrada os bichos desta grande fauna estarão assustados. “O espanto é da grande ameaça que está por vir. Um gorila de três metros de altura”,define Marco. O artista construirá vinte centímetros de pixels, em azulejo de piscina e cimento que representarão um enorme King Kong. “Olho para a parede e vejo o que quero desenhar”, comenta. “Penso bem antes de fazer a primeira forma. Quero ter segurança no traço, pois não quero corrigir”, define.
Seu trabalho é embalado ao som do ritmo tecno brega do DJ Cremoso. Conhecido por reinterpretar clássicos internacionais de autores como Amy Winehouse e Radiohead. “As pessoas ouvem nas transmissões pela internet. O pessoal do twiter pergunta quem é que ta tocando e eu falo: DJ Cremoso”, brinca.
Para Tony, a aproximação dos dois mundos; o da arte urbana e do universo de galerias de arte é inevitável. “O retorno do trabalho, na rua, é muito maior. Sinto um orgulho imenso quando passo por um lugar onde meu trabalho se encontra. O prazer está em ver a sobrevivência dele na parede”, coloca.
Reciclagem de Propaganda Eleitoral
Um dos trabalhos mais recentes do artista foi o de reciclar as placas de propaganda eleitoral. Para isso, “sequestrou” anúncios de candidatos espalhados pela cidade, modificou e colocou de volta nas ruas. A intenção, segundo de Marco foi a de confundir o leitor, questionando o uso do espaço público e protestar com arte.
Veja um vídeo do trabalho em andamento do artista em “Aliendígena”
Para acompanhar o trabalho do artista ao vivo acesse