Artistas reclamam de uso político de imagem em post de Regina Duarte
Carolina Ferraz, Maitê Proença, Ary Fontoura, Carla Daniel e Luiz Fernando Guimarães pediram pra sair de publicação, que foi apagada
Primeiro foi Carolina Ferraz, que mandou um áudio dando um pito em Regina Duarte por uso de sua imagem sem autorização em um post político. Depois, Carla Daniel, Luiz Fernando Guimarães, Ary Fontoura e Maitê Proença.
A nova secretária especial de Cultura do governo Bolsonaro postou uma montagem em seu perfil do Instagram com colegas artistas que, segundo, ela, apoiariam sua nomeação. Além deles, aparecem na imagem Gloria Perez, Márcio Garcia, Carlos Vereza, entre outros.
Regina Duarte aceita convite de Bolsonaro e será secretária da Cultura
Na última sexta-feira, 31, Carolina enviou um áudio em que deixa clara sua insatisfação com a postagem. A atriz afirma que não aprova nem compactua com o governo atual. “Eu não imaginei que você fosse colocar minha foto ou de qualquer um né, colega nosso, sem pedir autorização da gente, né?”, diz ela. “Realmente torço para que você consiga exercer e fazer a diferença em um governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística.”
Regina, então, mudou a imagem e postou novamente, dizendo que foi a pedidos, mas não cita Carolina, que foi retirada da montagem. Mencionava apenas que a atriz Rosamaria Murtinho pediu para entrar no grupo.
Depois dela, a também atriz Carla Daniel postou, em seu Facebook, uma mensagem semelhante: “Regina, vamos deixar claro uma coisa com todo carinho. Apoiei a sua coragem e seu amor à cultura. Nāo compactuo com esse governo e nem o anterior. Torço pela sua gestāo. Abs!”
Luiz Fernando Guimarães se manifestou pelo Instagram: “Oi, querida, houve um mal entendido quando a parabenizei pelo novo projeto, pois conheço sua garra e confio que fará um belo trabalho. Porém não apoio e nem concordo com o governo atual, e gostaria que também retirasse minha imagem dessas postagens”.
Outra que pediu para sair da montagem foi Maitê Proença: “Eu também NÃO GOSTEI de ter sido usada em uma montagem que dá a entender o apoio a um governo que não aprovo”.
Em resposta a um seguidor, Ary Fontoura, após ser questionado sobre seu eventual apoio ao governo, também deixou claro seu posicionamento: “Não apoio. Minha página é apenas para divertir quem me segue, abraços”.
A atriz-secretária, então, se rendeu e apagou a publicação, explicando que Maitê também pediu para sair. Na nova mensagem, afirma que seu “desejo de pacificar e unir a classe artística já mostra que a resistência ideológica vai bater forte”, mas que vai lutar pela cultura do país.