Associação recolhe denúncias de usuários de transporte público

ADUT encaminha reclamações aos órgãos competentes

10/04/2014 12:42 / Atualizado em 04/05/2020 14:28

Denúncias são encaminhadas a órgãos de fiscalização
Denúncias são encaminhadas a órgãos de fiscalização

Problemas constantes com o transporte público atrapalham a vida de pessoas que utilizam trens, metrô, ônibus ou barcas no Rio de Janeiro. Em busca de melhorias, a Associação de Defesa do Usuário de Transporte no Estado do Rio de Janeito (ADUT) recebe denúncias e as encaminha aos órgãos de fiscalização competentes.

“A Associação surgiu há oito anos, pela demanda dos problemas de transporte público e fomos legalizados em 2011”, conta  Marcelo Santos, presidente da ADUT. Ele explica que como um coletivo conseguem fazer com que as denúncias cheguem aos órgãos competentes como a Agetransp, por exemplo. “Muitas vezes as autoridades não tem conhecimento dos casos. Através das denúncias e protestos ficam sabendo e a solução pode surgir. Quanto mais reclamações, melhor”, afirma.

Os usuários podem fazer suas reclamações através do site da instituição ou do Facebook. Existem duas formas para reivindicar no site, “na opção protesto, onde a pessoa escreve o ocorrido e seu texto é encaminhado para vereadores, deputados, Detro, OAB e outras instituições. Caso tenha fotos ou vídeos, pode fazer uma denuncia que será enviada ao órgão de fiscalização especifico”, explica Marcelo.

Trens com atraso e circulando com portas abertas;  vagões do metrô sem ar condicionado; barcas com banheiros insalubres e ônibus que não param no ponto foram alguns dos casos tratados pela ADUT recentemente. Como resposta às denuncias, a Anvisa multou a concessionária das barcas que teve 30 dias para regularizar a situação dos banheiros e o Detro autuou em flagrante a empresa de ônibus denunciada. Os casos do trem e do metrô seguem sendo investigados.

Para enviar sua denuncia ou protesto, acesse o site da ADUT ou visite a página do Facebook.