Vox Populi: Haddad assume liderança e ultrapassa Bolsonaro

O candidato petista soma 22% das intenções de voto, de acordo com nova pesquisa CUT/Vox Populi

Por: Redação | Comunicar erro
Fernando Haddad e Jair Bolsonaro
Crédito: ReproduçãoFernando Haddad (PT) aparece na frente de Jair Bolsonaro (PSL)

Após a definição de Fernando Haddad como o candidato à Presidência da República, o petista alcançou 22% das intenções de votos e assumiu a liderança na corrida eleitoral, de acordo com nova pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira, 13.

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, aparece em segundo lugar no levantamento, com 18%, e é seguido por Ciro Gomes (10%), Marina Silva (5%) e Geraldo Alckmin (4%). Brancos e nulos somam 21%.

Apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad foi oficializado como candidato do Partido dos Trabalhadores, na última terça-feira, 11, depois do TSE ter impugnado injustamente a candidatura do ex-presidente.

Ao contrário das demais pesquisas divulgadas essa semana, a Vox explicitou ao eleitor que Haddad é o candidato apoiado por Lula.

Em comparação com o levantamento de julho, quando Lula ainda era o candidato do PT, o ex-prefeito de São Paulo passou de 15% para 24% entre os eleitores com ensino fundamental e de 15% para 25% entre aqueles que ganham até dois salários mínimos. Agora, o petista chega a 31% no Nordeste e tem seu pior desempenho na região Sul (11%).

Ciro Gomes é o presidenciável menos rejeitado (34%) entre os cinco candidatos mais bem posicionados, seguido por Haddad, 38%. No outro extremo, aparece Bolsonaro, com 57%.

A pesquisa fez diversas simulações de segundo turno. Bolsonaro venceria Alckmin (25% a 18%), empataria tecnicamente com Marina (24% a 26%) e perderia para Ciro (22% a 32%) e Haddad (24% a 36%). Os candidatos do PDT e o do PT vencem os demais. Não há simulação de confronto entre os dois.

O Vox Populi ouviu 2 mil eleitores em 121 municípios entre 7 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. O índice de confiança chega a 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-01669/2018.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …