Comportamento de torcedores do Athletico-PR faz subir a hashtag ‘fogo nos racistas’

As redes sociais repudiaram o comportamento racista

Diversas imagens mostram torcedores do Athletico Paranaense gesticulando e imitando macacos para os torcedores do Atlético Mineiro. As cenas foram registradas na decisão da Copa do Brasil, que aconteceu na noite da última quarta-feira, 15, e fizeram a hashtag “fogo nos racistas” subir no Twitter.

Assista aos vídeos:

O Athletico-PR foi derrotado pelo Atlético Mineiro por 2 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Antes do jogo, o ônibus da delegação do Galo foi apedrejado a caminho do estádio.

Comportamento de torcedores do Athletico-PR faz subir a hashtag ‘fogo nos racistas’ no Twitter
Créditos: Reprodução/Twitter
Comportamento de torcedores do Athletico-PR faz subir a hashtag ‘fogo nos racistas’ no Twitter

Como denunciar racismo

Casos como esses estão longe de serem raros no Brasil. Para que eles diminuam, é fundamental que o criminoso seja denunciado, já que racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89. Muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.

Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.

A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.