Atriz de ‘Dois Irmãos’ afirma que abuso a aproximou de personagem
A atriz Zahy Guajajara interpreta uma personagem vítima de estupro em “Dois Irmãos”. Na minissérie, Domingas, como diversas outras mulheres, se calou diante da violência. Zahy, no entanto, não fez o mesmo e revelou já ter sofrido abuso na vida real.
“Foi difícil pela carga dramática que a personagem precisava transmitir naquele momento, não apenas pela minha experiência, mas por ser mulher. Qualquer uma que tivesse de interpretar uma cena como essa ficaria mexida”, explicou em entrevista ao Extra.
A atriz ainda afirmou que as dificuldades pelas quais passou fez com que ela conseguisse tornar a personagem mais verdadeira: “Não foi tão violento quanto a história dela. Mas o abuso que sofri me aproximou da Domingas. Essa é a realidade de muitas mulheres, que se submetem ao machismo por medo, por não terem escolhas”.
A cena de estupro não foi mostrada em “Dois Irmãos”, mas Domingas aparece chorando após a violência enquanto lava as roupas rasgadas. A atuação de Zahy comoveu o público – e foi seu primeiro papel.
O diretor Luiz Fernando Carvalho apostou na mais nova atriz, que nasceu e foi criada na Aldeia Colônia, na Reserva Indígena Cana Brava, no Maranhão. Em 2010, se mudou para o Rio de Janeiro.