Avião dos EUA com capacidade para 100 passageiros voou com 640 afegãos
O voo com os afegãos partiu de Cabul para uma base aérea no Qatar
Uma imagem do momento trágico vivido no Afeganistão se tornou viral. A foto do site de notícias de defesa e segurança dos EUA, o Defense One, que corre nas redes sociais, mostra um avião militar norte-americano superlotado de afegãos que escaparam desesperados do regime Talibã.
Segundo relatos da imprensa internacional, a aeronave que tem capacidade para transportar 100 passageiros, levou 640 afegãos espremidos. Muitos deles, incluindo mulheres e crianças, subiram na aeronave por uma rampa semiaberta.
Fontes oficiais explicaram ao Defense One que os tripulantes descartaram a expulsão desses refugiados do avião e “tomaram a decisão de decolar”.
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
Os passageiros voaram de Cabul para a Base Aérea de Al Udeid, no Qatar, sentados no chão do compartimento de carga do avião.
De acordo com o Defense one, o avião C-17 Globemaster da Força Aérea dos Estados Unidos é um modelo de avião de carga que foi usado em outras ocasiões em evacuações de emergência.
Em 2013, outra situação extrema obrigou o C-17 a ultrapassar sua capacidade, quando 670 desalojados por tufão nas Filipinas, foram carregados.
Caos no aeroporto
Outras imagens feitas no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, que circularam nas redes sociais nos últimos dias chocaram o mundo. Centenas de cidadãos aparecem correndo atrás de aviões na tentativa de embarcar e fugir do país.
Um dos vídeos mais chocantes mostra pessoas caindo de um dos avião, que já tinha decolado.
https://twitter.com/ASBMilitary/status/1427187817185226753?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1427187817185226753%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fcatracalivre.com.br%2Fmais%2Fpessoas-caem-de-aviao-em-tentativa-desesperada-de-deixar-afeganistao%2F