CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Avião ucraniano foi derrubado por míssil do Irã, diz EUA; Teerã nega

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que míssil que atingiu o avião pode ter sido acidental ou um ataque intencional

Por: Redação
Crédito: Rouhollah Vadati / ISNA / AFPO Boeing 737-800, da Ukraine International Airlines, caiu nesta quarta-feira

O avião ucraniano que caiu logo após decolar em Teerã, matando as 176 pessoas a bordo, foi derrubado acidentalmente pelo Irã com o uso de um míssil antiaéreo de origem russa, afirmaram autoridades dos Estados Unidos nesta quinta-feira, 9.

De acordo com os funcionários dos setores de inteligência dos EUA, satélites do país detectaram o lançamento de dois mísseis pouco antes da queda do avião, seguido por uma explosão. Dois agentes disseram que a queda foi acidental. Em entrevista a repórteres na Casa Branca, o presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que o ocorrido pode ter sido resultado de um erro e que estava com um sentimento terrível sobre a queda do avião.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também confirmou nesta quinta que um míssil enviado pelo Irã derrubou o avião ucraniano. “Temos informações de inteligência de múltiplas fontes, incluindo nossos aliados e serviços próprios de investigação. A evidência indica que o avião foi atingido por um míssil iraniano terra-ar. Pode ter sido não intencional.”

No entanto, o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, negou essa possibilidade e a classificou de “rumor ideológico”. “Cientificamente, é impossível que um míssil atinja o avião ucraniano, e esses rumores são ilógicos”, afirmou ele, segundo a Isna.

A Ucrânia apresentou quatro possíveis cenários para explicar a queda do avião, incluindo ataque com mísseis e terrorismo. O governo ucraniano informou que investigadores do país vasculhariam o local do acidente para encontrar possíveis detritos de um míssil fabricado na Rússia usado pelas Forças Armadas do Irã.

Já um relatório inicial da Organização da Aviação Civil do Irã disse um problema técnico (não especificado) causou a queda da aeronave nesta quarta-feira, 8. A organização ainda reiterou que fará toda a investigação sobre o acidente e que não vai entregar as caixas-pretas da aeronave à companhia e aos Estados Unidos.

O voo 752 da Ukraine International Airline decolou com quase uma hora de atraso, às 6h12 (hora local), e tinha como destino o Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, na Ucrânia. Entre as vítimas, estão pessoas de nove nacionalidades: 82 iranianos, 63 canadenses, onze ucranianos, dez suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.

Nas redes sociais, circula um vídeo do momento em que um míssil atinge a aeronave. Assista:

Compartilhe:

1
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
2
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
3
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
4
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
5
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
6
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
7
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …
8
Coronavírus em SP: comércios fechados e transportes interrompidos no ABC
São Paulo é o estados mais afetados pelo novo coronavírus no país. Para tentar conter o avanço da doença, medidas …