Baleia cachalote (falsa) encalha nas margens do rio na França
No dia 1º de julho, a população de Rennes, na França, acordou com uma notícia incomum. Internautas reportaram que uma baleia cachalote de 17 metros estava encalhada nas margens do rio Vilaine, no centro da cidade. O que eles não sabiam é que o animal fazia parte de uma intervenção artística e, portanto, era falso.
Oui, un cachalot à #Rennes ! pic.twitter.com/zN44U8xsXb
— Baptiste Galmiche (@BGalmiche) 1 de julho de 2016
A instalação, iniciativa do coletivo belga Captain Boomer, foi realizada para o festival artístico Les Tombées de la Nuit.
Para tornar a situação mais real, o grupo colocou uma faixa de segurança em volta da baleia e contratou pessoas para atuar como profissionais tentando retirá-la do local.
- Saiba quanto custa fazer um cruzeiro pelo Brasil
- Conheça os 6 países com mais vulcões ativos no mundo; país da América Latina está na lista!
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- 5 motivos para você querer visitar Bonito (MS) hoje mesmo
O objetivo era chamar a atenção da sociedade para as adversidades do sistema ecológico, principalmente em relação aos frequentes encalhamentos de animais marinhos. Além disso, o coletivo acredita que essa ação faz com que as pessoas se sintam mais conectadas com a natureza.
#rennes Une baleine s’est échouée quai Saint-Cyr ! pic.twitter.com/fVjjhbp1qr
— Police nationale 35 (@PoliceNat35) 1 de julho de 2016
Depois de alguns veículos jornalísticos publicarem informações se referindo à baleia como verdadeira, o jornal belga Le Soir pôs um fim ao mistério. Como já tinham lidado com uma situação semelhante em janeiro de 2015, conseguiram desvendar que a história era falsa.
Une baleine échouée à #Rennes, c’est assez incroyable ! https://t.co/0WWXaRDgqp #VisitRennes pic.twitter.com/F12sv28FQz
— Tourisme Rennes (@tourisme_rennes) 1 de julho de 2016
A mesma experiência foi realizada em outras cidades do mundo como, por exemplo, Londres e Valencia. No entanto, essa foi a primeira vez que foi executada na França.