Baleia cachalote (falsa) encalha nas margens do rio na França

06/07/2016 17:24

No dia 1º de julho, a população de Rennes, na França, acordou com uma notícia incomum. Internautas reportaram que uma baleia cachalote de 17 metros estava encalhada nas margens do rio Vilaine, no centro da cidade. O que eles não sabiam é que o animal fazia parte de uma intervenção artística e, portanto, era falso.

A instalação, iniciativa do coletivo belga Captain Boomer, foi realizada para o festival artístico Les Tombées de la Nuit.

Para tornar a situação mais real, o grupo colocou uma faixa de segurança em volta da baleia e contratou pessoas para atuar como profissionais tentando retirá-la do local.

O objetivo era chamar a atenção da sociedade para as adversidades do sistema ecológico, principalmente em relação aos frequentes encalhamentos de animais marinhos. Além disso, o coletivo acredita que essa ação faz com que as pessoas se sintam mais conectadas com a natureza.

Depois de alguns veículos jornalísticos publicarem informações se referindo à baleia como verdadeira, o jornal belga Le Soir pôs um fim ao mistério. Como já tinham lidado com uma situação semelhante em janeiro de 2015, conseguiram desvendar que a história era falsa.

A mesma experiência foi realizada em outras cidades do mundo como, por exemplo, Londres e Valencia. No entanto, essa foi a primeira vez que foi executada na França.