‘O amor venceu’: contra o preconceito, Barbie ganhou uma namorada

30/11/2017 13:51

A Mattel, dona da marca Barbie, tem se esforçado para refletir em suas bonecas a diversidade que existe no mundo. Prova disso são as últimas coleções, que apresentam aos pequenos as mais diversas raças, profissões, etnias e culturas. Agora, a novidade é que a Barbie ganhou uma namorada.

Basta puxar pela memória as brincadeiras de infância para perceber que, historicamente, a companhia afetiva da Barbie sempre foi o boneco Ken, refletindo o padrão de normatividade héterossexual.

Para acolher também outras orientações sexuais, a marca acaba de lançar a boneca Aimee, que foi anunciada em um post no perfil oficial da Barbie no Instagram.

Nas divertidas montagens que já se tornaram marca registrada da boneca, as duas aparecem em situações de afeto e companheirismo, exibindo uma camiseta com os dizeres “Love Wins” (“O amor vence”). A expressão é sinônimo de militância para grupos LGBT e ganhou o mundo a partir da luta pró-casamento homossexual nos Estados Unidos.

“Orgulhosa de usar esta camiseta ‘Love Wins’ com a @songofstyle! Você sabia que a camiseta exclusiva dela beneficia diferentes causas e instituições sem fins lucrativos? Que iniciativa inspiradora e fabulosos dias que eu passei com a Aimee, ela é uma boneca“, diz a legenda da foto”, diz o post.

Leia mais: