Barragem se rompe e mar de lama se espalha em Brumadinho (MG)
Três anos após episódio em Mariana (MG), nova barragem da Vale do Rio Doce se sompe em Brumadinho
Uma barragem de rejeitos da mineradora Vale do Rio Doce se rompeu no começo da tarde desta sexta-feira, 25. O mar de lama atingiu casas na cidade de Brumadinho (MG), próxima a Belo Horizonte. Equipes com técnicos, Defesa Civil e bombeiros estão no local para avaliar a situação e, por enquanto, não se descarta a possibilidade de vítimas.
A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa.
Em nota, empresa ressaltou que, neste momento, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”. Confira na íntegra: “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”.
Nas redes sociais, a prefeitura lançou um comunicado em sua conta no Instragram pedindo que os moradores fiquem longe do leito do Rio Paraopeba. Com informações da Agência Brasil.