Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas no país por 60 dias

O objetivo do presidente é sinalizar internamente e para o exterior que seu governo não é omisso ao problema enfrentado na Amazônia

Por: Redação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou um decreto, nesta quarta-feira, 28, que proíbe, por 60 dias, queimadas em todo o país. A medida é uma resposta aos incêndios que atingem a Amazônia e se transformaram em uma crise de imagem do governo brasileiro no mundo.

bolsonaro
Crédito: Agência BrasilBolsonaro assina decreto que proíbe queimadas no país por 60 dias

O texto será publicado no Diário Oficial da União, na edição desta quinta-feira, 29.

Bolsonaro disse, no fim de semana, que as queimadas são comuns e quase uma “tradição” em algumas regiões do  país. “O pessoal mesmo faz essa queimada. É quase uma tradição. Não é apenas educar, não é fácil. Lá (na Amazônia)são 20 milhões de habitantes. Depende, em parte, do incentivo do Estado nesse sentido”, afirmou o presidente no sábado, dia 24.

O decreto é parte de um pacote que Bolsonaro pretende formalizar, ainda durante está semana, com medidas de prevenção ao meio ambiente, com o objetivo de sinalizar internamente e para o exterior que seu governo não é omisso ao problema enfrentado na Amazônia

Na grande maioria dos casos, as queimadas já são proibidas. O Código Florestal permite queimadas em práticas agrícolas ou florestais que justifiquem o uso do fogo e em unidades de conservação quando fazem parte das características da vegetação nativa. Nesses casos, devem ser autorizadas por órgão ambiental.

A suspensão do governo não é aplicável em três casos, segundo texto obtido pelo GLOBO: para “controle fitossanitário quando autorizado pelo órgão governamental competente”, “para práticas de prevenção e combate a incêndios” e “para práticas de agricultura de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas”.

1
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
2
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
3
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
4
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
5
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
6
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
7
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
8
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …