Bolsonaro ataca Vera Magalhães com baixaria; Simone Tebet defende

Errata: do meio ao final do debate, os candidatos Ciro Gomes, Soraya Thronicke e Lula se manifestaram a favor de Vera Magalhães

No segundo bloco do debate presidencial da Band, a jornalista Vera Magalhães direcionou sua pergunta ao candidato Ciro Gomes (PDT) com comentário de Jair Bolsonaro (PL). O questionamento foi a respeito da queda dos índices de cobertura vacinal no Brasil.

Bolsonaro ataca Vera Magalhães e nem Lula nem Ciro a defendem, apenas Simone Tebet
Créditos: reprodução/Band
Bolsonaro ataca Vera Magalhães e nem Lula nem Ciro a defendem, apenas Simone Tebet

Após a resposta de Ciro Gomes, Bolsonaro atacou a jornalista pela pergunta, inclusive com comentário machista, e se esquivou de falar do desastre da vacinação contra a covid-19 no Brasil.

“Vera, não pude esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro”, afirmou o atual presidente.

Depois, Bolsonaro criticou a CPI da Covid e disse que Simone Tebet era “uma vergonha no Senado Federal”. “Não tô atacando mulheres, não. Não venha com essa historinha de se vitimar”.

Com relação aos dois principais candidatos que disputam o pleito com Bolsonaro, Ciro Gomes e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderam rica oportunidade de se levantar contra a violência do presidente com Vera Magalhães. Nenhum se manifestou a respeito do ataque de Bolsonaro.

Em contrapartida, Simone Tebet (MDB) teve um discurso poderoso contra o machismo e defendeu as jornalistas mulheres que já sofreram ataques de Bolsonaro.

Simone Tebet ataca falas machistas de Bolsonaro
Créditos: reprodução/Band
Simone Tebet ataca falas machistas de Bolsonaro

“Nós temos que dar exemplos, exemplos que o presidente da República não dá quando ataca mulheres, quando ataca jornalistas. Eu não tenho medo de você e nem dos seus ministros, recebi violência política na CPI, fui chamada de descontrolada. Pior que isso, um ministro seu tentou me intimidar. Quero dizer diretamente ao presidente da República: eu não tenho medo de você”.

Em outro momento, Simone Tebet acusou Bolsonaro de defender homem estuprador e torturador (ela provavelmente se referia a Ulstra), e questionou, com firmeza: “Por que tanta raiva das mulheres?”.

Nas redes sociais, internautas enxergaram que Tebet é a que mais está se colocando frontalmente contra Bolsonaro:

Observação: no terceiro bloco do debate, em um embate direto entre Ciro Gomes e Bolsonaro, o candidato do PDT se manifestou a favor de Vera Magalhães. Já o candidato Luiz Inácio Lula da Silva fez menção à Vera Magalhães em seu discurso final. A candidata Soraya Thronicke também saiu em defesa de Vera.