Bolsonaro comete fake news sobre a Amazônia mais uma vez
Presidente insiste em dizer que não há focos de incêndio na região
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu nova fake news sobre a Amazônia, nesta quinta-feira, 22, durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Bolsonaro afirmou que convidará diplomatas estrangeiros para visitar a floresta amazônica e segundo ele, seus convidados não verão “nada queimando ou sequer um hectare de selva devastada”.
Em discurso na ONU, Bolsonaro culpa índios e caboclos por queimadas
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
- O que fazer em Guarda do Embaú? 3 ideias para o verão
“Estamos ultimando uma viagem Manaus-Boa Vista, onde convidaremos diplomatas de outros países para mostrar naquela curta viagem de uma hora e meia, que não verão em nossa floresta amazônica nada queimando ou sequer um hectare de selva devastada”, afirmou Bolsonaro.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam a verdade que Bolsonaro omite. Segundo levantamento do órgão, o número de focos de incêndio registrados na Amazônia de janeiro a setembro deste ano foi o maior em dez anos. Em 2020, foram registrados 76.030 pontos de fogo entre 1º de janeiro e 30 de setembro. A última vez em que houve registro de número superior foi em 2010 — 102.409, no mesmo período.
Além da Amazônia, o Pantanal também enfrenta queimadas devastadoras. Saiba mais no link abaixo.