Bolsonaro diz que índio é ‘cada vez mais ser humano igual a nós’
Presidente afirmou em live que os índios estão evoluindo
Na live da noite desta quinta-feira, 23, Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o “índio está evoluindo” e “cada vez mais é um ser humano”.
A fala do presidente da república ocorreu enquanto anunciava o vice-presidente, Hamilton Mourão, como chefe do Conselho da Amazônia. Segundo ele, a ideia da estrutura é “coordenar ações em cada ministério voltadas para a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia”.
Em seguida, Bolsonaro disse ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que serviu em Manaus (AM), de 2002 a 2007: “Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, tá evoluindo. Cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, [precisamos] fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui”.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
(Assista a partir do trecho 11min21seg)
Bolsonaro já manifestou o interesse em explorar terras indígenas para o agronegócio e a mineração. Porém, a exploração esbarra na Constituição, que é rígida em relação às terras demarcadas para os povos indígenas.