Bolsonaro diz que será o último a se vacinar e que não tomará CoronaVac

“Não posso tomar essa vacina lá de São Paulo, que não aceita na Europa nem nos Estados Unidos”, disse o presidente

04/08/2021 16:30

Em entrevista à uma rádio potiguar, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que será o último da fila a ser vacinado contra a covid-19 no Brasil e afirmou que pretende escolher o imunizante, recusando a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac.

“Eu serei o último da fila. Já que tem muita gente apavorada querendo tomar a vacina, não é justo o chefe de Estado tomar na frente do cidadão comum. Eu vou ser o último da fila”, disse Bolsonaro em entrevista à rádio 96 FM, de Natal (RN).

Jair Bolsonaro diz que será o último a se vacinar e que não tomará CoronaVac
Jair Bolsonaro diz que será o último a se vacinar e que não tomará CoronaVac - Alan Santos/PR

“Eu vou tomar vacina que eu posso entrar no mundo todo. Não posso tomar essa vacina lá de São Paulo, que não aceita na Europa nem nos Estados Unidos. Eu viajo o mundo todo e eu tenho que tomar a específica, que aceita no mundo todo”, completou.

A fala contradiz orientação Ministério da Saúde, que recomenda a vacinação com todas as doses disponíveis pelo SUS e alerta que os chamados ‘sommeliers de vacina’ atrapalham o esquema vacinatório.

O imunizante chinês, produzido e distribuído no Brasil pelo Instituto Butantan, que pertence ao governo de São Paulo, é o mais aplicado no país. A Coronavac sempre foi alvo de Bolsonaro, afirmando que ela não tinha “comprovação científica” e inclusive com comentários xenófobos contra os chineses.

Em junho, Bolsonaro questionou a eficácia da vacina CoronaVac. “Eu tenho que falar, não posso me omitir. Vocês estão vendo que a CoronaVac está com problema em alguns países do mundo, como por exemplo o Chile, entre outros. No Brasil, não está sendo diferente. A gente vê notícias de asilos, por exemplo, que têm dezenas de idosos que tomaram as duas doses, e que, depois de algum tempo, as pessoas são infectadas e entram em óbito”, disparou.