Bolsonaro sai do PSL e diz que vai criar partido ‘Aliança pelo Brasil’
Pelo menos 27 dos 53 deputados da legenda vão acompanhar o presidente e ir para o novo partido, mas correm o risco de perder o mandato
Nesta terça-feira, 12, o presidente Jair Bolsonaro anunciou sua saída do Partido Social Liberal (PSL), que se filiou ano passado para concorrer à presidência, e convocou uma reunião com deputados do partido para alinhar as próximas decisões políticas. O presidente também deve criar uma nova sigla chamada “Aliança pelo Brasil”.
Pelo menos 27 dos 53 deputados da legenda vão acompanhar o presidente e mudar para esse novo partido, mas correm o risco de perder o mandato e a equipe jurídica procura formas para que isso não aconteça.
Conforme a legislação, deputados federais pertencem aos partidos e por isso podem perder o mandato, diferente de cargos majoritários como o de presidente, que tem livre arbítrio, nesse caso.
Bolsonaro precisa de 419,9 mil assinaturas em nove Estados para solicitar a criação do novo partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem de estar regulamentado até março do ano que vem, ou seja, seis meses antes das eleições. As informações são do Correio Braziliense.