Bonner dá bronca em Padre Kelmon e 3º bloco tem treta entre ele e Lula
"Candidato Kelmon, não consigo entender. O senhor compreendeu que tem regras o debate?”, disse Bonner ao religioso
O terceiro bloco do debate na TV Globo foi o mais tenso, com o apresentador William Bonner perdendo a calma e dando bronca no candidato Padre Kelmon (PTB), que insistia em desrespeitar as regras.
A confusão começou quando Padre Kelmon interrompeu, por diversas vezes, a fala do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ataques, gerando bate-boca.
A treta entre Lula e Padre Kelmon
Kelmon se referiu a Lula como “descondenado” e “cínico”. Já o petista rebateu chamando-o de ‘candidato laranja’ e “fantasiado”, que levou Bonner a interromper o debate, que desligou os microfones dos dois candidatos.
- Kelmon, o ‘padre de festa junina, é desligado da Igreja Ortodoxa
- Bonner não engole e desmente fake news de Bolsonaro ao vivo na Globo
- Veja como foi o debate do 2º turno entre Lula e Bolsonaro na Globo
- Bolsonaro tenta se desvincular de Roberto Jefferson
Em seguida Bonner disse: “Candidato Kelmon, eu não consigo entender. Eu já falei algumas vezes, o senhor compreendeu que tem regra o debate? O senhor concordou com elas. E que basta cumpri-las? Quando o seu adversário, candidato, por favor, quando o seu adversário está falando é só o senhor aguardar, o senhor vai ter direito a réplica. É assim que funciona. Por favor, em respeito ao público, candidato, candidato Lula, o senhor pode recomeçar”.
Na retomada, Lula rebateu padre Kelmon de “candidato laranja”. “É que candidato laranja não tem respeito por regras, candidato laranja faz o que quer. Deixa eu lhe dizer uma coisa. Eu tive 26 denúncias. Mentirosas. De uma pessoa que depois foi ser ministro do atual governo. Eu tive uma quadrilha montada no Ministério Público que nós conseguimos provar a culpabilidade deles”, disse o ex-presidente, sem citar o nome do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro.
Padre Kelmon voltou a interromper a fala do petista e o culpou pela corrupção no Brasil. “Você (Padre) nem devia se apresentar aqui como candidato, de onde você veio? Aprenda a respeitar e feche a boca. Eu não vejo um representante da igreja, vejo um impostor”, rebateu Lula.
Irritado, Bonner voltou a intervir na discussão entre Padre Kelmon e Lula.
No primeiro bloco, Bonner já havia chamado atenção de Jair Bolsonaro por desrespeitar as regras do debate.
Quem é Padre Kelmon
Padre Kelmon assumiu a candidatura do PTB após Roberto Jefferson ser impedido pela Justiça Eleitoral. Apesar de se apresentar como sacerdote religioso, nunca foi ordenado na igreja Católica ou Ortodoxa.
Baiano, Kelmon Luís da Silva Souza fundou o Movimento Cristão Conservador Latino-Americano e encabeçou o Movimento Cristão Conservador do PTB.
Ele costuma fazer vídeos em que denuncia uma suposta invasão islâmica no Ocidente e a perseguição a cristãos no Brasil. No debate do SBT, ele se destacou por fazer “dupla” com Jair Bolsonaro (PL).
Ironicamente, o atual presidente do Brasil é aliado do príncipe saudita Mohammed bin Salman, que, segundo a agência de inteligência dos Estados Unidos, mandou matar o jornalista Jamal Khashoggi, em 2018, e proíbe igrejas e prática do cristianismo na Arábia Saudita.