Boris Schnaiderman – Traduzir Tolstói

Por: Redação | Comunicar erro
especial
TERTÚLIA: ENCONTROS DA LITERATURA – TRADUTORES
A obra “Romeu e Julieta” foi escrita em inglês. “Dom Quixote”, em espanhol. “As Mil e Uma Noites”, em árabe. “Crime e Castigo”, em russo. A singularidade de todas essas obras é que são grandes livros da literatura universal e que todas nos são possíveis de leitura em português somente graças ao laborioso trabalho de grandes tradutores. Com Tertúlia Tradutores, apresentamos um ciclo de encontros em que importantes tradutores da língua portuguesa apresentarão mestres da literatura, como Shakespeare, Kafka, Gabriel Garcia Márquez, entre outros. Nestes bate-papos, eles discorrerão acerca de obras clássicas que traduziram, a curiosa vida desses escritores imortais e sobre o desafiador ofício da tradução. Idealização e Curadoria de Tiago Novaes.
Boris Schnaiderman – Traduzir Tolstói
Boris Schnaiderman nasceu na Ucrânia em 1917, e já aos oito anos veio ao Brasil. Cursou Agronomia e lutou na Segunda Guerra Mundial. Traduziu as obras de grandes autores russos, como Tchekov, Tolstoi, Dostoievski e Gorki. Foi agraciado pelo governo da Rússia com a medalha Puchkin, e prepara atualmente uma coletânea de textos: Tradução, Ato Desmedido. De Tolstói, traduziu obras como A Sonata a Kreutzer e Anna Karenina. Choperia.
• Transmissão ao vivo
Não recomendado para menores de 16 anos
13/12. Domingo, às18h.
Pompeia

Sobre o projeto

A obra “Romeu e Julieta” foi escrita em inglês. “Dom Quixote”, em espanhol. “As Mil e Uma Noites”, em árabe. “Crime e Castigo”, em russo. A singularidade de todas essas obras é que são grandes livros da literatura universal e que todas nos são possíveis de leitura em português somente graças ao laborioso trabalho de grandes tradutores.

Com Tertúlia Tradutores, apresentamos um ciclo de encontros em que importantes tradutores da língua portuguesa apresentarão mestres da literatura, como Shakespeare, Kafka, Gabriel Garcia Márquez, entre outros.

Nestes bate-papos, eles discorrerão acerca de obras clássicas que traduziram, a curiosa vida desses escritores imortais e sobre o desafiador ofício da tradução. Idealização e Curadoria de Tiago Novaes.

Sobre o autor

Boris Schnaiderman nasceu na Ucrânia em 1917, e já aos oito anos veio ao Brasil. Cursou Agronomia e lutou na Segunda Guerra Mundial. Traduziu as obras de grandes autores russos, como Tchekov, Tolstoi, Dostoievski e Gorki.

Foi agraciado pelo governo da Rússia com a medalha Puchkin, e prepara atualmente uma coletânea de textos: Tradução, Ato Desmedido. De Tolstói, traduziu obras como A Sonata a Kreutzer e Anna Karenina.

1 / 8
1
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
2
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
3
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
4
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …
5
02:07
Catraca Livre e MBL promovem debate sobre a política nacional
Para fortalecer a construção de um debate democrático, a Catraca Livre vai promover, nesta sexta-feira, dia 23, às 12h30, um …
6
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
7
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
8
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …