Boto-vermelho entra para lista vermelha de animais em extinção
A inclusão do animal na lista coloca a espécie a dois passos da extinção
A União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) divulgou a informação alarmante de que o boto-vermelho, também conhecido como boto-cor-de-rosa, entrou para a lista vermelha de animais em perigo de extinção. O alerta coloca a espécie, uma das mais importantes da fauna amazônica, a dois passos da extinção.
Vítima da caça, o boto-vermelho, considerado o maior golfinho de água doce do mundo, é morto por caçadores para ser usado como isca na pesca da piracatinga. Ele também sofre com a captura acidental por redes de pesca. As informações são do portal Green Me.
O tucuxi ou golfinho-da-amazônia também está ameaçado. Na lista, ele consta como “dados insuficientes”. Pesquisas do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), representado por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, são usados pela IUCN para a classificação dos golfinhos.
Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).