Brasileira é eleita deputada na Espanha por partido de esquerda
Maria Dantas é a primeira brasileira a compor o Congresso espanhol
A brasileira Maria Dantas, de 50 anos, foi eleita deputada na Espanha pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). A advogada e ativista trabalha para uma empresa de finanças em Barcelona, onde mora há 25 anos. Sua principal bandeira é em defesa dos direitos humanos, em especial de imigrantes e refugiados.
Maria foi votar neste domingo, 28, vestindo uma camiseta com o rosto de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018. Ela é a primeira brasileira a compor o Congresso espanhol.
A deputada eleita já participou de iniciativas como a Unidade Contra o Fascismo e o Racismo, Stop Mare Mortum e a plataforma Brasileiras contra o Fascismo de Barcelona.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Nascida em uma família de baixa renda de Aracaju (SE), Dantas viveu irregular durante anos no país europeu. Ela chegou à Espanha para realizar estudos de 2º e 3º ciclos em Direito Ambiental, Filosofia Jurídica, Moral e Política, e Finanças para PIMES.
Eleições na Espanha
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi a legenda mais votada nas eleições gerais espanholas neste domingo, 28. Durante mais de uma década, o partido foi derrotado pelo Partido Popular (PP), de direita. Agora, o PSOE terá que negociar uma coalizão para formar o governo.