Brasileira é eleita deputada na Espanha por partido de esquerda

Maria Dantas é a primeira brasileira a compor o Congresso espanhol

Por: Redação
deputada Maria Dantas, eleita na Espanha
Crédito: Reprodução / TwitterA deputada eleita foi votar vestindo uma camiseta com o rosto de Marielle Franco

A brasileira Maria Dantas, de 50 anos, foi eleita deputada na Espanha pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). A advogada e ativista trabalha para uma empresa de finanças em Barcelona, onde mora há 25 anos. Sua principal bandeira é em defesa dos direitos humanos, em especial de imigrantes e refugiados.

Maria foi votar neste domingo, 28, vestindo uma camiseta com o rosto de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março de 2018. Ela é a primeira brasileira a compor o Congresso espanhol.

A deputada eleita já participou de iniciativas como a Unidade Contra o Fascismo e o Racismo, Stop Mare Mortum e a plataforma Brasileiras contra o Fascismo de Barcelona.

Nascida em uma família de baixa renda de Aracaju (SE), Dantas viveu irregular durante anos no país europeu. Ela chegou à Espanha para realizar estudos de 2º e 3º ciclos em Direito Ambiental, Filosofia Jurídica, Moral e Política, e Finanças para PIMES.

Eleições na Espanha

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) foi a legenda mais votada nas eleições gerais espanholas neste domingo, 28. Durante mais de uma década, o partido foi derrotado pelo Partido Popular (PP), de direita. Agora, o PSOE terá que negociar uma coalizão para formar o governo.

Compartilhe: