Campanha arrecada doações de roupas para pessoas trans
A primeira fase da ação já arrecadou mais de uma tonelada de peças; veja como ajudar
Após arrecadar mais de uma tonelada de roupas para a população trans, uma campanha da Cruz Vermelha Brasileira inicia sua segunda fase de comunicação com um minidocumentário sobre a realidade dessas pessoas. Intitulado Transição de Roupas, o projeto se destaca por ser o primeiro do mundo voltado para doação de peças a transexuais.
Na primeira fase da iniciativa, a instituição recebeu mais de uma tonelada de roupas, beneficiando não só o público transgênero, mas também refugiados e moradores de rua.
A partir do conteúdo captado durante esta primeira etapa, o documentário Transparentes, que retrata a história de quatro transexuais — Jordhan Lessa, Kauã Gabriel, Wanessa Borges e Maria Eduarda —, foi produzido e transformado em um registro poético que mostra ao mundo a realidade desse público. Os personagens contam as dificuldades que tiveram no decorrer da vida, relações com os pais, falta de apoio e como iniciaram a transição de gênero.
- Petrópolis: adolescente é apreendido por criar página para desviar doações
- Arraiá Solidário de Diadema arrecada uma tonelada de alimentos
- Brasil registra 124 assassinatos de pessoas trans em 2019
- Transludica, a primeira loja colaborativa trans do Brasil
O filme conta com cocriação da Cruz Vermelha, Artplan e Square Pixel Filmes. A produção contou ainda com a parceria da Sonido, que compôs uma música exclusiva para o documentário chamada “There Goes My Heart”. A atriz Carolina Dickmann foi a locutora do trailer, além de usar suas redes para divulgação da ação.
O documentário completo e diversas informações estão neste link, bem como o clipe da música exclusiva que conta com cenas do trabalho, interpretada pelas irmãs Clarissa Lopes, Juliana Lopes e Rae Lopes.
Veja como doar roupas
A arrecadação de roupas continua a todo vapor. Por enquanto, os pontos de coleta estão apenas no Rio de Janeiro, mas a ideia é expandir em breve para outras cidades. Se você quiser ajudar, clique aqui e veja o local mais perto para levar suas doações.
Assista ao documentário:
Leia também: