Capixabas fazem caminhada pela paz após 9 dias sem PM
Mulheres e mães de policiais seguem em frente aos batalhões; prefeito de Vitória diz que atividades serão retomadas a partir de amanhã
A vida dos moradores do Espírito Santo começa a voltar à normalidade. Depois de nove dias de paralisação dos policiais, saques, arrastões e 142 homicídios registrados no período, os oficiais estão voltando gradativamente às ruas, assim como os civis, que foram em maior número a praias e restaurantes.
Segundo informações da Agência Brasil, 875 PMs estão patrulhando as ruas do Estado neste domingo, dia 12, além do reforço das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança.
Nesta manhã, moradores saíram de casa para participar da Caminhada pela Paz pela orla da praia de Camburi, em Vitória. Levaram balões brancos, cartazes e estavam vestidos de branco.
- Moradores de Paraisópolis protestam contra PM após morte de 9 em baile
- 10 relatos de moradores do ES após uma semana de greve da PM
- 703 PMs são indiciados por crime de revolta no Espírito Santo
- PM diz que apenas 5% do efetivo foi impedido de trabalhar no RJ
Luciano Rezende, prefeito de Vitória, também participou do ato pela paz e estimou cerca de 5.000 manifestantes. Segundo ele, o objetivo da caminhada é fazer os cidadãoes voltarem a ocupar os espaços públicos da cidade.
À Agência Brasil ele afirmou que amanhã grande parte das atividades da rede municipal serão retomadas, incluindo as aulas, o atentimento ao público em repartições públicas e em unidades de saúde.
As mães e as mulheres dos PMs continuam acampadas em parte dos batalhões, impedindo a saída das viaturas em protesto por melhores salários. Leia a íntegra da reportagem.
- O Catraca Livre conversou com 10 moradores do Espírito Santo, e eles compartilharam suas experiências, sensações e aflições nos últimos dias de “confinamento” em suas casas. Confira aqui.