Carlos Bolsonaro diz que jogou bomba caseira em cachorro

Filho de Bolsonaro disse que jogou artefato porque o animal "não parava de latir"

06/12/2019 08:30

Em conversa com colegas Câmara Municipal do Rio, o vereador Carlos Bolsonaro “revelou que atirou uma bomba caseira em um cachorro porque o animal não parava de latir. A informação é de Ancelmo Gois, do O Globo.

Filho de Bolsonaro disse que jogou artefato porque o animal “não parava de latir”
Filho de Bolsonaro disse que jogou artefato porque o animal “não parava de latir” - Divulgação/CMRJ

Segundo o colunista, o artefato é conhecido como o nome de “Malvina” e o animal seria de um vizinho do vereador, que mora no condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, onde também tem residência o pai, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Como denunciar maus-tratos contra animais

Ficar sem ação ao tomar conhecimento de um caso de maus-tratos contra animais é ser conivente com o crime. Nessas situações, não há outra saída a não ser denunciar. Pode ser um cachorro que vive acorrentado na casa vizinha, um pet shop que mantém animais em gaiolas minúsculas ou até um cavalo que é explorado até o seu limite na rua. Todas essas situações ou qualquer outra que configure maus-tratos devem ser levadas a conhecimento da polícia e de entidades ambientais.

A Lei Federal prevê prisão de três meses a um ano para quem pratica maus-tratos, além de multa. Em caso de morte do animal, a punição pode ser aumentada de um sexto a um terço.

E a lei vale para todos, segundo a advogada Mônica Grimaldi, especializada em legislação de animais e área pet. “Seja criador, protetor, médico-veterinário ou detentor de animal, qualquer dessas circunstâncias é considerada crime de maus-tratos, sim”.

Se você ainda tem dúvidas, veja o que é considerado maus-tratos:
– Abandonar

– Ferir, mutilar ou envenenar

– Manter preso permanentemente em correntes

– Manter em locais pequenos e sem higiene

– Não abrigar do sol, da chuva e do frio

– Deixar sem ventilação ou luz solar

– Não dar comida e água diariamente

– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido

– Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força

– Utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse

– Capturar animais silvestres

– Promover violência como rinhas, farra-do-boi, dentre outros

Como fazer a denúncia 
A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente ou animais. Também se pode denunciar diretamente no Ministério Público ou no IBAMA. Saiba mais.