Carrefour e Ampara Animal anunciam parceria após morte de cadela
Entre as futuras ações, estão previstos mutirões de castrações gratuitas, eventos de adoção e campanhas educativas
“Tão importante quanto reconhecer é saber melhorar”, diz o título do comunicado que divulga a parceria entre o Carrefour e a ONG Ampara Animal por ações em prol dos animais em todo o país.
O termo de cooperação contempla ações internas e externas que serão implementadas pelo Carrefour. A Ampara, que atua desde 2010 para transformar a realidade de animais desamparados no Brasil, será uma das parceiras da rede que será construída para pôr em prática iniciativas para minimizar o problema do abandono de animais.
A parceria, segundo a empresa, é a primeira etapa do plano de trabalho anunciado pelo Carrefour após o episódio ocorrido em Osasco (SP), quando um segurança terceirizado agrediu a cadela Manchinha.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Sesc Santo André tem programação para crianças com foco no desenvolvimento integral na primeira infância
- Bolsa Família anuncia mudanças para abril
- Nova pesquisa visa aprimorar políticas públicas para proteção de cães e gatos de rua
Entre as iniciativas, estão:
– Revisão e aprimoramento dos procedimentos internos do Carrefour;
– Construção de material de treinamento, capacitação e sensibilização dos funcionários e prestadores de serviço da companhia em todo o país;
– Coordenação de mutirões de castrações gratuitas em diversas localidades do Brasil;
– Organização e implementação de eventos de adoção de animais nas lojas Carrefour;
– Criação de campanhas e de ações educativas para sensibilizar consumidores sobre a importância da causa de proteção e defesa dos animais;
– Suporte para a estruturação do Pet Day, iniciativa que será promovida anualmente pelo Carrefour;
– Apoio do Carrefour para viabilização e produção dos episódios e livros do projeto de conscientização infantil “O Mundo Animal de Bibi”, que está sendo realizado pela Ampara.
“Ainda há muito a ser feito e esses são apenas os primeiros passos de um trabalho contínuo para contribuir para a causa animal de forma efetiva. Temos que trabalhar de forma preventiva com conscientização, castração e adoção para que outros casos de maus tratos não aconteçam”, afirma a Ampara, no texto.
O Carrefour afirma que “o compromisso da empresa abrange ainda outras ONGs e entidades independentes
que também estão colaborando de forma relevante na construção das outras iniciativas que serão anunciadas em breve”.
Para Wladimir Martins da Cruz, proprietário de um abrigo em São Paulo com mais de 80 cães à espera de adoção, a parceria, “se for séria e contínua, algo que a gente possa fiscalizar, é louvável. Este caso horrível foi o estopim, mas isso não acontece só no Carrefour. Outras empresas também deviam seguir o exemplo e apoiar a causa [animal]”.