DF: pais recebem cobrança de IPTU por casinha de brinquedo
Final de ano é sinônimo de aumento nos gastos mensais. Porém, o que Antônio Conceição Marques, morador de Sobradinho, no Distrito Federal, não esperava é que suas despesas fossem subir por conta de algo tão inesperado.
Segundo nota publicada pelo jornal mineiro O Tempo, ele recebeu um aumento de R$ 340 no IPTU devido a uma casinha de brinquedo que construiu em seu quintal. A construção, feita com caixas de leite recicladas, foi um presente para o filho de cinco anos. O material foi recolhido durante seis meses com a ajuda da família, que foi surpreendida pela cobrança sem qualquer explicação.
De acordo com a apuração do G1, que entrou em contato com a Secretaria da Fazenda, o órgão justificou a cobrança por conta de uma medição feita por satélite, que reconheceu o brinquedo como um imóvel de verdade.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Em entrevista ao portal, Antônio conta que contestou a cobrança assim que a recebeu. “Eu disse para uma servidora que só tinha uma casinha de material reciclável, feita com caixas de leite e de ovos, e um puxadinho de lona para tampar as bicicletas da chuva e que achava que nada disso justificava. Ela concordou e chamou o supervisor”, afirmou.
Segundo a esposa de Antônio, Wanda Marques, o supervisor afirmou que “tudo o que faz sombra, paga IPTU”. A empresa alegou que, caso ela desejasse ter um desconto no imposto, teria que remover a casinha e tirar a lona, e assim pedir novamente a revisão no próximo ano.
Leia mais: