Casal encontra câmera escondida em quarto de Airbnb no Rio
Aparelho estava instalado no armário embutido em frente à cama onde as jovens dormiam
Mais um caso de câmera escondida é relatado nas redes sociais. Desta vez a vítima foi um casal tatuadores de Goiânia que alugou um apartamento pelo Airbnb em Copacabana, na zona sul, do Rio de Janeiro.
Em um vídeo publicado no Instagram, Ana Lúcia Bezerra e Júlia Stoppa contam que desconfiam do brilho diferente de uma saída de ar instalada no armário embutido em frente à cama onde elas dormiam. O caso foi revelado pelo G1.
“Eu olhei pra um armário que tinha em cima da entrada do quarto e vi um brilho. Na hora que eu vi o seu brilho, eu falei amor, acho que tem uma câmera de verdade. A Ana ficou muito preocupada. Eu tirei uma foto com flash do celular e apareceu um brilholinho que parece um olhinho mesmo de câmera”, contou Julia.
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O casal gravou o momento em que conseguiram abrir o local onde a câmera ficava escondida. “Olha aqui. Câmera! Câmera. Apontado para o que? Cama de casal. Câmera no Airbnb em Copacabana. Airbnb caríssimo. Na beira da praia”, disse a jovem.
Ana e Júlia descobriram, ainda, que a câmera estava com cabo de vídeo e de áudio, o que permite ouvir qualquer conversa dentro do apartamento. Os cabos do aparelho seguiam para o banheiro, mas elas não conseguiram descobrir se havia outra câmera no local.
Assim que encontroaram a câmera elas foram à delegacia fazer um boletim de ocorrência. As jovens ainda denunciaram o dono do apartamento à plataforma de aluguéis Airbnb, mas não tiveram o suporte que esperavam.
Julia contou que alugou o imóvel por duas semanas, tempo em que cumpririam agenda de tatuagens com clientes do Rio, e já estavam no apartamento há uma semana.
Ela revelou ainda, que após deixarem o imóvel, receberam uma cobrança do dono do apartamento no valor de R$ 10 mil, por supostos danos causados no local.
“Ele tá cobrando coisas que já estavam quebradas no local. Estamos tremendo quase sem conseguir falar. Cobrando algo que não fizemos”, contou Júlia. “Ele não colocou, nas fotos do pedido de indenização, a foto do armário danificado por nós para descobrir a câmera”.
O que diz o Airbnb
Em nota, o Airbnb diz que “desativou o anúncio correspondente à acomodação para reservas e suspendeu o perfil do anfitrião enquanto avalia o ocorrido”. “Segurança é prioridade para o Airbnb, que trabalha constantemente para oferecer as mais atualizadas ferramentas de segurança aos seus usuários. O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes”, acrescenta.
O Airbnb também deixou claro que câmeras de vigilância e dispositivos de monitoramento de ruído são permitidos nas hospedagens, desde que “sejam claramente divulgados na descrição do anúncio e não infrinjam a privacidade de outra pessoa”. No entanto, nenhum desses mecanismos de segurança devem ser implementados em banheiros ou quartos.
A plataforma também estabelece um canal de atendimento e ajuda disponível 24h, com atendimento em 42 idiomas, para os hóspedes que passarem por uma situação como essa. Entre em contato aqui.