Chico Cesar sofre ataque racista em programa de rádio da Paraíba
Apresentadores do programa 'Fala Conde' chama Chico César de 'neguinho que cantava nu'
Na cidade de Conde, na Paraíba, um dos apresentadores de um programa intitulado ‘Fala Conde’ se referiu ao cantor, compositor e escritor Chico César como “negrinho que cantava nu”, num gesto explícito de racismo e ainda o chamou de “praga”.
Durante um papo sobre Carnaval, Byra de Jacumã, um dos apresentadores, afirmou: “Acabaram com nosso Carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval pra eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha, esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele”, disse.
Na sequência, o outro apresentador que participava da conversa no programa, Renato Vieira, complementou dizendo que o cantor ao qual Byra se referia se tratava de Chico César. Byra, por sua vez, concordou – Era esse mesmo – respondeu. Veja vídeo:
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
- 8 cursos gratuitos sobre sustentabilidade e ESG
Os comentários repercutiram nas redes sociais:
Chico César é um patrimônio cultural da música brasileira! Mexe com ele não 🤬🖕https://t.co/KEdkQvwXIR
— Lincoln Sobral (@palavrastecidas) November 16, 2021
o piorRacismo: o do negro que acha que e branco…
Chico César é chamado de “negrinho que tocava violão nu” por apresentadores (vídeo) https://t.co/X0uVrU1sHG— Ana Lía Pujato (@pujapais) November 16, 2021
Na sequência, Byra de Jacumã fez um pedido de desculpas em seu Instagram afirmando que, embora pessoalmente não goste da música do artista, isso não lhe dá o direito de tecer adjetivos dessa qualidade, ‘até mesmo por que também sou negro’, afirmou.
https://www.instagram.com/p/CWRt8ARoiE_/?utm_source=ig_web_button_share_sheet
A Prefeitura Municipal da cidade também se manifestou a respeito após internautas afirmarem que o programa Fala Conde é parte de sua assessoria de comunicação:
“A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa ‘Fala, Conde’ é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação. Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país. A prefeitura de Conde aproveita o ensejo para reafirmar o seu compromisso com o desenvolvimento da cidade para garantir ações e projetos que melhorem a qualidade de vida da população condense”.