Semana começa com chuva e frio
A entrada de uma massa de ar polar vinda do sul derrubou a temperatura e trouxe umidade
Depois da entrada de uma nova massa de ar polar no Brasil, este domingo, 4, amanheceu com chuva e frio na capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), a mínima desta madrugada foi de 9,8°C, e a sensação térmica chegou a 5°C.
O domingo deve permanecer com temperaturas baixas, com mínima prevista de 11°C e umidade superior a 75%.
O CGE emitiu um alerta de baixas temperaturas para o acolhimento das pessoas em situação de rua.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Para os próximos dias, o órgão informa que os ventos que sopram do mar geram nuvens em toda a faixa leste. A sensação ainda será de frio, principalmente nas madrugadas.
A segunda, 5, continua com tempo nublado e potencial para chuva leve e isolada. A previsão é mínima de 12°C e máxima de 18°C.
Na terça, 6, há o aumento da instabilidade, que pode provocar pancadas de chuva rápidas e isoladas entre o meio e o fim da tarde, com mínima de 13°C.
Tempo frio em ano de La Niña
Os anos de La Niña, fenômeno que se caracteriza pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico, costumam produzir invernos mais rigorosos.
Neste ano, a temperatura caiu antes do início do inverno no Brasil. A estação deve se estender até as 22h04 do dia 22 de setembro, quando começa a primavera.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que o fenômeno La Niña deve se manter presente até agosto de 2022. Segundo o Inmet, no entanto, ela poderá se estender até o início de 2023.