Chuvas causam deslizamentos e matam 30 no Grande Recife
Na cidade de Macaparana, na Zona da Mata, duas casas caíram em um rio durante enxurrada
As chuvas que castigam o Recife e a região metropolitana deixaram a menos 30 mortos e provocaram alagamentos e deslizamentos de terre neste sábado, 28.
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, a maioria das vítimas é da comunidade Jardim Monte Verde, na zona sul do Recife. Dezenove pessoas morreram num deslizamento por lá. Outras duas mortes ocorreram no Córrego do Jenipapo, na zona norte, e no Sítio dos Pintos, na zona oeste.
Em Camaragibe, no Grande Recife, seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na nesta manhã. Ainda segundo a Defesa Civil, duas crianças morreram num deslizamento na comunidade Bola de Ouro, em Jaboatão dos Guararapes.
Desde segunda-feira, a Defesa Civil de Pernambuco já registrou ao menos 35 mortes em decorrência das chuvas.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade de Camaragibe registrou 129 milímetros e o Recife contabilizou 150 milímetros até o início da tarde deste sábado. As chuvas são causadas pelo fenômeno Ondas de Leste.
A Prefeitura do Recife alertou que os moradores que vivem em áreas de risco procurem por locais seguros como casas de parentes, amigos ou abrigos. A Secretaria de Educação do Recife disponibilizou 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas.
Segundo o governo do estado, ao menos 516 pessoas estão desalojadas e 249 pessoas estão desabrigadas em Pernambuco por causa das chuvas.
Falta de luz no Recife e região
A Neoenergia, empresa responsável pelo fornecimento de energia de Pernambuco, informou que algumas áreas alagadas das cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Igarassu e Camaragibe tiveram um desligamento de energia preventiva feito para evitar riscos à população.
Com informações do G1 e da CNN Brasil