Ciclistas criam abaixo assinado para liberar bikes em parques de BH

Medida pretende modificar lei municipal que impede uso de bicicletas com aros maiores do que 16

Indignados com uma lei que proíbe a circulação de bicicletas em parques da capital mineira, os coletivos BH em Ciclo, Nossa BH, Piseagrama, Bike Anjo e Ciclovida resolveram se unir para tentar modificar essa norma. Eles estão coletando assinaturas em uma petição online que será encaminhada à Câmara Municipal, questionando o funcionamento técnico dessa medida.

Ciclovia - Prefeitura de Belo Horizonte
Petição ainda precisa de 420 assinaturas para ser entregue na Câmara Municipal

O descontentamento dos ciclistas com a falta de segurança para transitar nas ruas de Belo Horizonte não é novo. Com a proposta de prevenir acidentes entre ciclistas e pedestres, a Lei Municipal nº 10.285, de 2011, permite somente que bicicletas de aro 12, 14 e 16 – indicadas para crianças de até 12 anos – circulem nos parques.

Nesse mesmo ano, a Prefeitura anunciou a meta de implantar 200 quilômetros de ciclovias. Os grupos alegam que esse objetivo não foi cumprido e que eles já estão dialogando com o órgão público para liberar as bikes maiores há dois anos.

A gota d’água da questão foi a inauguração de uma ciclovia dentro do parque Municipal Américo Renné Gianneti, no dia 12 de outubro, que só pode ser usada por crianças de até 12 anos.

Outras propostas do abaixo assinado são: a ligação das ciclovias da cidade ao Parque Municipal; a construção de novas vias para ciclistas; a liberação do uso de skates, patins e outros veículos nos parques; e a sinalização do passeio da Avenida dos Andradas. Confira aqui os outros itens da petição online.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
2
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
3
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano
4
04:37
Entrevista com Monica Benicio: um ano de luta por Marielle
Monica Benicio não consegue se lembrar de quem era antes da noite do 14 de março de 2018. Naquele dia, …
5
06:46
Uma das publicidades mais geniais da história contra o machismo
Em nosso projeto "Causando", destinado a mostrar marcas que assumem causas, convidamos uma executiva da África para analisar uma publicidade …
6
03:56
Bruno Covas acertou na mudança do Bilhete Único
O que muda pelas novas regras estabelecidas pela Prefeitura de São Paulo pro Bilhete Único na modalidade vale-transporte? A partir …
7
08:43
Machismo em escolas de samba
Carolina Ribeiro, musa da Unidos de Vila Maria, na zona norte de São Paulo, é a convidada do programa Entrevista …
8
02:06
Como ajudar outras mulheres no Carnaval
O Carnaval chegou e para evitar que algumas coisas chatas e sérias estraguem a sua folia, separamos algumas dicas para …