Cidadão SP: maior prêmio para quem faz a diferença na cidade
Cidadão SP é o principal prêmio destinado a quem faz a diferença na cidade//.
Alguns nomes já foram condecorados pelo prêmio: maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, e Roberto Kikawa , do Projeto Cies.
O Cidadão SP é celebrado sempre de uma forma diferente, mas simbólica. Neste ano, por exemplo, a cerimônia acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, em um dos pontos mais icônicos da capital.
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Último dia para inscrição nos cursos gratuitos do Liceu de SP
- 14 destinos no Brasil ganham prêmio internacional de turismo sustentável
- Saiba onde fica a cidade eleita a pior do Brasil para se viver
O prêmio é promovido pelo ReciproCidade – projeto criado pelo fundador da Catraca Livre, Gilberto Dimenstein, para estimular ações criativas de impacto social. Cidadão SP tem apoio do Fator Talento – uma parceria da Catraca Livre com Banco Fator.
Nesse ano, será na Biblioteca Mário de Andrade. Segunda maior do país e marco da arquitetura moderna na capital, a biblioteca, que também abre aos domingos e feriados, promove iniciativas culturais relacionadas a clubes de leitura, teatro, encontros, música e palestras.
Haverá um concerto realizado por um dos homenageados: Marcelo Bratke, um dos maiores pianistas do mundo, que realiza um trabalho de promoção de jovens instrumentistas.
Os homenageados em 2019
Publicidade – Africa
A agência prima pela realização de campanhas de grande impacto social. É o caso da que realizou para o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) em 2014.
O projeto consistiu em transformar cabelos de pacientes da instituição em anéis de diamantes, com o uso de alta tecnologia. Isso foi possível porque as pedras e os fios de cabelo têm um elemento em comum, o carbono. Os anéis foram a leilão para angariar fundos para a ONG.
Educação – Marcelo Bratke
A arte e a criatividade são profundamente inclusivas. O pianista e maestro Marcelo Bratke que o diga. Portador de uma catarata congênita, ele aprendeu a tocar de ouvido porque tinha muita dificuldade de ler as partituras.
Em 2007, Bratke criou a Camarata Brasil, orquestra sociocultural profissionalizante formada por jovens músicos eruditos e populares.
Encabeçou ainda o projeto Cinemúsica, pelo qual, junto com a artista plástica Mariannita Luzzati, apresentou concertos multimídia em instituições prisionais.
Design – Marcelo Rosenbaum
Com o projeto A Gente Transforma, o designer visa combinar o design e elementos da cultura de povos do Brasil.
Uma incursão dessa natureza foi realizada em Várzea Queimada, um povoado no sertão do Piauí.
Lá, o artesanato local foi ressignificado e revalorizado com a participação dos profissionais do escritório de Rosembaum.
Saúde – Orquestra Moderna
O grupo, que tem o maestro Daniel Valeriano à frente, realizou em 2018 um concerto com 20 adolescentes portadores de deficiência auditiva.
Para viabilizar o projeto, os coordenadores artístico-pedagógicos Charles Raszl e André Venegas trabalharam em conjunto com a Derdic, Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da PUC-SP.
https://youtu.be/vtmk0c9bLxY
Comunicação – Quebrando o Tabu
A plataforma de mídia e notícias virou referência em defesa da democracia nas redes sociais.
A iniciativa, que aborda temas ligados a direitos humanos – como aborto e LGBTfobia – de forma clara e sem preconceitos, acabou se tornando ainda série documental no canal GNT.
Cidadania – Tabata Amaral
Ela foi a sexta deputada federal mais votada em São Paulo em 2018. Aos 25 anos, é cientista política e ativista pela educação.
Lançou movimentos que buscam a renovação do Congresso Nacional e, em julho, foi a mais jovem liderança a debater com a ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai.
Cultura – Tupi or Not Tupi
O espaço fica em Pinheiros (zona oeste), na rua Fidalga. E se propõe a explorar a diversidade tanto na música como na gastronomia.
A casa realiza sessões de descobrimento dos sabores e das nuances da arte brasileira, em ambientação intimista. Também é utilizada para workshops e eventos.