CausArte: coletivo cria concurso para estimular o ativismo ambiental durante o período das eleições

Os 30 projetos selecionados nas 5 regiões do Brasil receberão um auxílio de R$ 100 em materiais como spray, tinta, ou o que for necessário para executar a ação

19/08/2014 13:45 / Atualizado em 04/05/2020 14:49

Criado em junho de 2013, após o Global Power Shift (GPS) – encontro global, organizado pela ONG Internacional 350.org, que reuniu mais de 600 jovens lideranças de 134 países em Istambul, na Turquia -, o Clímax Brasil é um coletivo que tem como principal objetivo ‘tirar as mudanças climáticas do armário’.

Uma das ações do grupo é o CausArte, um concurso que vai apoiar financeiramente algumas ações selecionadas de ativismo ambiental para levantar a pauta durante o período das eleições. O ClímaxBrasil vai dar um auxílio de R$ 100 em material (spray, tinta, etc.) para a produção de 30 trabalhos autorais nas 5 regiões do Brasil nos dias 20 e 21 de setembro.

O Varal de Biquinis, uma das ações do grupo, está em exposição aberta ao público em São Paulo, na Rua Fradique Coutinho, na altura do n° 1.800, na Vila Madalena
O Varal de Biquinis, uma das ações do grupo, está em exposição aberta ao público em São Paulo, na Rua Fradique Coutinho, na altura do n° 1.800, na Vila Madalena

O objetivo é estimular ações que relacionem meio ambiente e eleições para explicitar os problemas ambientais de diferentes cidades. Quando os trabalhos estiverem prontos, os criadores devem registrá-los e enviar o material para a organização do concurso, que fará uma galeria/mapa virtual permanente a ser amplamente divulgada por todo o país.

As inscrições estarão abertas até às 23:59 do dia 24 de agosto e o cadastro pode ser feito pelo site, onde também estão disponíveis para consulta os critérios da seleção. Perguntas ou comentários podem ser encaminhados para [email protected].

Clímax

De acordo com um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicado em julho de 2013, as Mudanças Climáticas são a última prioridade do jovem brasileiro. Para desassociar o debate do discurso acadêmico e apocalíptico e despertar o interesse dos adolescentes pela causa, o grupo passou a promover desde 2013 uma série de ações presenciais e virtuais.

Os integrantes do Clímax Brasil são jovens vindos de diversas áreas como organizações ambientalistas, movimentos sociais, coletivos artísticos e culturais. A diversidade de repertórios permitiu que, depois do período de formação na Turquia, a ação tomasse corpo na forma de intervenções urbanas, passeatas, hangouts, campanhas, vídeos e muito conteúdo de qualidade para esclarecer dúvidas e facilitar a compreensão do tema.