Com intervenção no Ibirapuera, projeto chama atenção para árvores caídas em SP
Em janeiro, São Paulo registrou a queda de 1.700 árvores; projeto #arvorescaidas ajuda a mapear quedas na capital paulista
No último dia 29 de junho, um eucalipto de 20 toneladas, derrubado após as fortes chuvas que atingiram São Paulo em janeiro, foi replantado pelo artista plástico Eduardo Srur na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera.
Invertida, a árvore foi colocada com a raiz para cima, em uma metáfora sobre a relação invertida do homem com a natureza, promovendo a conscientização sobre a importância de áreas verdes em meio à cidade de concreto e aço. Assim nasceu a intervenção “Árvores Caídas”, projeto da Escola Panamericana de Arte.
Todos os anos, centenas de árvores são perdidas em São Paulo, por inúmeros motivos, em uma corrida contra o tempo,contribuindo para o (des)equilíbrio ambiental da maior cidade da América Latina.
Projeto colaborativo
A iniciativa também convida o público a mapear árvores em perigo por meio de fotos compartilhadas nas redes sociais com a hashtag #arvorescaidas e, com isso, minimizar o problema não apenas relacionados à chuvas, mas também ligados à irregularidades e infestação de pragas.
- Marca esportiva cria tênis feito de lixos descartados no oceano
- Greenpeace lança desafio contra desmatamento na Amazônia