Comissão aprova projeto que define que animais não são coisas

Com informações da Agência Câmara

01/09/2017 15:53
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ)  da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que altera o Código Civil (Lei 10.406/02) para determinar que os animais não serão considerados coisas, mas sim bens móveis.
Comissão da Câmara aprova projeto que estabelece que animais não são objetos
Comissão da Câmara aprova projeto que estabelece que animais não são objetos - Getty Images/iStockphoto

Pelo projeto, eles passam a ser seres sencientes, ou seja: reconhecemos que eles são capazes de sentir dor, angústia, solidão, amor, alegria, raiva etc.

 A alteração da natureza jurídica dos animais consta no Projeto de Lei 3670/15, do Senado, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG). As informações são da repórter Lara Haje, da Agência Câmara.

O relator considera importante diferenciar os animais dos objetos inanimados. Ele destaca que, atualmente, o Código Civil estabelece, por exemplo, nos artigos referentes às relações de vizinhança, que não há distinção entre animais e coisas.

A lei afirma que “o proprietário ou ocupante de imóvel é obrigado a tolerar que o vizinho entre no prédio, mediante prévio aviso, entre outras hipóteses, para apoderar-se de coisas suas [do vizinho], inclusive animais que aí se encontrem casualmente”.

  • Leia também: