Congresso elege presidentes para a Câmara e o Senado nesta sexta
Votação deve começar por volta das 18h
A disputa presidencial para o Senado e a Câmara dos Deputados deve movimentar Brasília nesta sexta-feira, dia 01. Além dos presidentes, estão em disputa os cargos de primeira e segunda vice-presidência, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. As Casas formam o Congresso Nacional, sede do legislativo brasileiro.
Câmara
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é cotado como o favorito para continuar à frente da Casa. Ele é o parlamentar com maior número de legendas a seu favor, entre eles o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.
Fábio Ramalho (MDB-MG), JHC (PSB-AL), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e General Peternelli (PSL-SP) também compartilham a disputa. A expectativa é que o cenário seja definido na última hora.
- PEC 6 x 1 tem assinaturas suficientes para tramitar na Câmara. O que precisa para ser aprovada?
- Concurso público da Câmara de Avanhandava tem salário de R$ 4.932,18
- Fim do Remessa Conforme? Lula se posiciona sobre isenção em compras online
- UnB e Câmara dos Deputados abrem inscrições para curso gratuito
O chefe da Câmara precisa de maioria absoluta para assumir o posto, isso significa o voto de 257 deputados. Caso não ocorra, um segundo turno é realizado com os dois candidatos mais votados. Os demais cargos só são escolhidos após a definição do presidente.
A votação deve começar por volta das 18h.
Senado
A escolha da Mesa Diretora do Senado Federal deve acontecer logo após a posse de 54 parlamentares que vão assumir seus cargos pelos próximos oito anos. A Casa é formada por outros 27 senadores que iniciaram seus mandatos de 2015 e ainda devem continuar no legislativo por mais quatro anos.
Os candidatos à presidência são: Álvaro Dias (Pode-PR), Angelo Coronel (PSD-BA); Davi Alcolumbre (DEM-AP); Espiridião Amim (PP-SC), José Reguffe (sem partido-DF); Major Olimpo (PSL-SP); Renan Calheiros (MDB-AL); Simone Tebet (MDB-MT) e Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Assim como a votação da Câmara, a escolha do representante pode se dar em dois turnos e os demais cargos só poderão ser definidos após esse resultado.
O pleito também deve ter início por volta das 18h.
Com informações da Agência Brasil