Congresso proíbe jornalistas em cerimônia com Bolsonaro
A sessão em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal marcará o retorno do presidente eleito ao Parlamento após a campanha eleitoral
A Diretoria-Geral do Senado (DGS) divulgou um comunicado na segunda-feira, 5, em que proíbe a entrada de jornalistas no plenário da Câmara para acompanhar uma cerimônia, agendada para esta terça-feira, 6, em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988. A sessão marcará o retorno do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao Parlamento após a campanha eleitoral.
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, o veto foi decidido para manter a segurança do local devido ao grande número de convidados. “O acesso ao plenário da Câmara dos Deputados será restrito às autoridades, parlamentares e servidores autorizados”, diz o comunicado.
A DGS afirmou que o esquema de segurança definido para o evento é semelhante ao adotado para cerimônias de posse presidencial. No entanto, a proibição de entrada da imprensa no plenário da Câmara e do Senado é incomum. Os jornalistas costumam poder acompanhar sessões ordinárias, comemorativas e especiais.
A imprensa poderá acompanhar o evento apenas a partir das galerias do plenário da Câmara e também a chegada das autoridades no Salão Verde da Câmara.
Além de Bolsonaro, estarão presentes o presidente Michel Temer, os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
Veja o comunicado interno do Senado na íntegra:
“MEDIDAS DE SEGURANÇA EM RAZÃO DA SESSÃO COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Prezados(as) Servidores(as),
A Diretoria-Geral do Senado Federal informa que em razão da Sessão Comemorativa dos 30 anos da Promulgação da Constituição Federal, dia 06 de novembro de 2018, terça-feira, no Plenário da Câmara dos Deputados, as seguintes medidas serão adotadas em virtude da presença dos Chefes dos Três Poderes e demais autoridades, que serão recepcionadas no Salão Branco (Chapelaria):
1. A partir das 8h30 a descida em direção ao Salão Branco (Chapelaria) estará bloqueada para desembarque de servidores e visitantes;
2. A entrada do Salão Branco será exclusiva para recepcionar as autoridades que participarão da Sessão:
3. Os(as) servidores(as) que precisarem acessar o edifício principal deverão entrar pela portaria do anexo I ou bloco B;
4. O acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados será restrito às autoridades, parlamentares, e servidores(as) autorizados(as). Assessorias parlamentares deverão se dirigir às galerias para assistir à sessão;
5. Serão realizados isolamentos de áreas nos moldes das posses presidenciais.
Atenciosamente,
Diretoria-Geral do Senado”