Conheça propostas para solucionar a crise da água de São Paulo

Dados foram reunidos por 280 especialistas; evento será transmitido pela internet

28/10/2014 14:07 / Atualizado em 04/05/2020 15:06

Foto do reservatório Cachoeira, que compõe o sistema Cantareira. Foto Marussia Whately-ISA
Foto do reservatório Cachoeira, que compõe o sistema Cantareira. Foto Marussia Whately-ISA

Na quarta-feira, 29, das 9h às 20h, cerca de 20 organizações vão lançar o resultados do projeto “Água@SP: propostas para a crise da água em São Paulo”. As vagas presenciais já estão esgotadas mas o evento será transmitido ao vivo no link.

Trata-se de um mapeamento de propostas realizado entre agosto e setembro de 2014, formulado por mais de 280 especialistas e lideranças de 60 municípios. Mais informações no evento do Facebook.

 Dados

O Instituto Sócio Ambiental (ISA) já divulgou dados sobre a não alteração da utilização dos recursos da Cantareira durante o período da seca na estação chuvosa de 2013 e 2014.

Segundo o instituto, as chuvas diminuíram em 72%, mas a produção seguiu em torno de 32m³/s, o que resultou na queda de 37% para 16,4% do volume de água. Ou seja, não houve economia dos recursos durante o período de seca.

Para a Folha, a Sabesp respondeu que seguiu as determinações da Agência Nacional das Águas (ANA).

 

Sobre o projeto

A iniciativa é do Instituto Socioambiental (ISA) e objetiva criar propostas para a crise da água em São Paulo. Os dados foram sistematizados em parceria com a Ong Cidade Democrática.

Acompanhe as novidades do projeto aqui.