Entenda como o crédito consignado ajuda a limpar seu nome
Limpar o nome pode ser muito mais fácil do que você imagina; saiba como agora
Muitas pessoas acreditam que, por apresentarem dívidas e estarem com o nome sujo em órgãos como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa, estão impossibilitadas de conseguir um empréstimo.
O que nem todos sabem é que existe sim a possibilidade de conseguir crédito, especialmente se ele for consignado.
- Conheça regra do Pé-de-Meia para não perder o incentivo financeiro-educacional
- Governo prorroga prazo para Desenrola Fies
- Este é o grande perigo dos juros do cartão de crédito
- Como saber se o meu CPF está negativo?
Com esse recurso é possível se livrar do endividamento, renegociar dívidas, limpar seu nome e se restabelecer financeiramente.
Entenda mais sobre o crédito consignado e de que forma ele pode fazer a diferença nas suas finanças.
O que é nome sujo?
De acordo com levantamento da Serasa Experian, mais de 60 milhões de brasileiros possuem alguma dívida e esse número tende a aumentar já que o país enfrenta uma crise financeira em função da pandemia do novo coronavírus.
Uma pessoa que apresenta dívidas, ou seja, que comprou um produto ou serviço e não conseguiu pagar o valor acordado, tem seu nome negativado nos órgãos de proteção de crédito.
Essa negativação não acontece logo que o pagamento não é feito. Normalmente a empresa que está cobrando o valor oferece um prazo para pagamento e uma proposta de negociação.
A partir disso, caso a quitação não aconteça de alguma forma, o nome do cliente é encaminhado para negativação.
Dessa maneira, o consumidor fica impossibilitado de assumir novas dívidas já que, no momento de uma nova compra, será feita a consulta do seu nome e nela constará a restrição de crédito.
Como limpar o nome?
Para tirar seu nome dos órgãos de proteção de crédito é preciso, basicamente, pagar o que se deve ou, pelo menos, renegociar a dívida, mas para qualquer uma dessas opções é preciso ter recursos financeiros.
Cada tipo de dívida, seja conta de consumo como água e energia elétrica; boleto de serviços, como escola, condomínio ou plano de saúde; ou até empréstimos pessoais; possui suas formas próprias de negociação e quitação.
Crédito consignado como opção para limpar seu nome
Se você se encontra endividado e com o nome sujo, a forma mais prática e rápida para limpá-lo é solicitando um crédito consignado. Isso porque essa é uma modalidade de empréstimo que atende pessoas com nome negativado e sempre de maneira mais facilitada, além de oferecer um dos menores juros do mercado.
Você sabe o que é empréstimo consignado?
É o modelo de empréstimo existente no mercado onde o crédito é debitado de forma automática e parcelada diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado?
A transação é permitida para funcionários públicos, aposentados e pensionistas. No caso dessas categorias a garantia de pagamento é maior e, com riscos menores de inadimplência, as instituições financeiras conseguem oferecer juros mais baixos.
Vale destacar que é exatamente por esse motivo, pelo risco reduzido de não haver o pagamento, que essa modalidade de empréstimo é a mais indicada para pessoas com o nome sujo e desejam regularizar sua situação financeira.
Margem consignável do crédito consignado
Para os funcionários públicos, aposentados e pensionistas que desejam solicitar um crédito consignado a margem de contratação de empréstimo é de 40% do valor do benefício, sendo 5% destinado exclusivamente para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.
Vantagens do empréstimo consignado
O consignado tem sido cada vez mais procurado no Brasil em função de sua facilidade e vantagens, especialmente por quem deseja limpar o nome. Veja as principais delas:
• Taxa de juros mais baixa, já que o risco de inadimplência é menor;
• Pouca burocracia para a liberação do dinheiro, uma vez que o processo para contratação é mais simples. Com poucas exigências, inclusive sobre negativação do nome, o processo para aprovação do crédito é facilitado e mais rápido;
• Prazos mais longos para pagamento, podendo chegar a 120 meses.