Consulta Cidades Sustentáveis é prorrogada até 24 de janeiro

Realizada pelo Colab em parceria com o ONU-Habitat, a consulta busca saber a opinião dos brasileiros sobre sustentabilidade das cidades

A consulta Cidades Sustentáveis, realizada pelo Colab em parceria com o ONU-Habitat, foi prorrogada e continua online até o dia 24 de janeiro Os brasileiros têm agora mais duas semanas para darem suas opiniões sobre a cidade onde vivem. O objetivo da consulta é traçar um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas de desenvolvimento urbano sustentável da ONU. Quanto mais cidadãos participarem, mais preciso será esse retrato. Para participar, basta baixar o aplicativo do Colab ou clicar aqui.

Até agora, 7.833 pessoas já responderam ao questionário. Foram registradas participações de moradores de 767 cidades do país. A cidade com mais participações é Niterói (RJ), seguida por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP) e Teresina (PI). Entre os estados, São Paulo lidera, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A Catraca Livre está publicando, sempre às quartas-feiras, balanços sobre os diversos temas abordados na consulta.

Preservação do patrimônio cultural e natural

Os dados já coletados na consulta Cidades Sustentáveis mostram que a maior parte dos brasileiros tem uma percepção negativa em relação à preservação dos patrimônios cultural e histórico: 48% dos cidadãos discordam da afirmação de que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a preservação, proteção e conservação dos patrimônios culturais e naturais, contra 31% que concordam.

A avaliação do poder público neste assunto também é ruim. Frente à afirmação de que a preocupação da prefeitura de sua cidade com a preservação, proteção e conservação do patrimônio cultural e natural está aumentando nos últimos dois anos, 52% das pessoas disseram discordar, enquanto 27% concordaram.

Niterói se destaca por apresentar dados diferentes dos nacionais. Na cidade fluminense, 49% dos respondentes concordam com a afirmação de que as pessoas estão se preocupando mais com a preservação de patrimônio. Quando a pergunta é a atuação da prefeitura, 43% acreditam que a preocupação aumentou.

O Rio de Janeiro tem o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Créditos: (Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Rio de Janeiro tem o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Do outro lado da Baía da Guanabara, a situação é diferente. No município do Rio de Janeiro, 55% das pessoas discordam de que as pessoas se preocupam mais com o assunto, e 85% não acreditam que a prefeitura está mais preocupada com o assunto nos últimos dois anos.

Na cidade de São Paulo, os números também mostram insatisfação com a preservação cultural e natural. Na capital paulista, 50% acreditam que a preocupação da população não está aumentando nesse assunto e 65% delas não veem uma maior preocupação da prefeitura.

Já em Curitiba (PR), os dados melhoram. Lá, 48% das pessoas creem que a população está se preocupando cada vez mais com a preservação, proteção e conservação, e 50% dizem que a prefeitura está se preocupando mais com o assunto.

Em parceria com Colab

O Colab é uma plataforma que conecta cidadão a governo, para dar mais voz ao cidadão e permitir ao governo que pratique uma gestão mais compartilhada e eficiente.