Criança vinda do Irã é detida em aeroporto após decreto de Trump

Um menino de 5 anos de idade vindo do Irã ficou detido por horas no aeroporto de Washington no último sábado, dia 28, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôr novas medidas anti-imigração no país.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a mãe do garoto, iraniana, aguardava com a família a chegada do filho ao aeroporto. No momento em que a criança foi finalmente liberada e eles se reencontraram, a mãe cantou “Parabéns para você” e familiares seguraram balões de festa.

Decreto proíbe por 90 dias a emissão de vistos para cidadãos de sete países
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Decreto proíbe por 90 dias a emissão de vistos para cidadãos de sete países

O senador Chris Van Hollen, de Maryland, afirmou que o menino é cidadão americano e residente do estado. O político disse ainda que avisou as autoridades com antecedência sobre a chegada do menino, que veio do Irã com um parente.

Questionado sobre a detenção do menino, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, afirmou que “se eles [detidos] são alguém de cinco anos de idade, talvez eles estejam com seus pais e eles não representem uma ameaça. Mas presumir que apenas por causa da idade ou gênero alguém não represente uma ameaça seria um erro”. Leia a reportagem na íntegra aqui.