Criatividade de publicitários protege mulheres no Carnaval

03/03/2019 10:28 / Atualizado em 11/09/2019 11:55

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Instituto Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Uma delas a do assédio.

Convidamos Stella Brant para analisar uma campanha da F/Nazca Saatchi & Saatchi sobre assédio no Carnaval.

Quem ainda não sabe o que é fake news não tem mais desculpa depois desse Carnaval. A Skol bolou uma campanha para o lançamento de sua bebida puro malte que ensina o que é uma notícia falsa.

Por semanas, a marca brincou com a ideia do vazamento de informações. Nos vídeos que divulgava, não trazia todos os detalhes da Skol Puro Malte – incluindo o principal: ela chegou ou não chegou?

Agora, no Carnaval, trouxe mais um. Com direito a folião fantasiado de Donald Trump e em meio a bloquinhos.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ZPAkXWg1Cu0

A ação despertou a curiosidade dos internautas, que entraram na brincadeira.

https://www.youtube.com/watch?v=4de411apYNU

Polêmica

Há quatro anos, no entanto, a Skol se envolveu em uma polêmica. A marca apostou em uma campanha, veiculada em outdoors, com mensagens “Esqueci o não em casa” e “Topo antes de saber a pergunta”.

A ação repercutiu mal nas redes sociais. Duas amigas, por exemplo, resolveram repaginar o anúncio e acrescentaram a frase “E trouxe o nunca”, com fita isolante preta, às peças.

O post, em pouco tempo, viralizou, recebendo apoio de diversos internautas. Muitos argumentaram que a campanha passava uma mensagem de desrespeito e que estimulava as pessoas a não respeitarem limites – próprios ou dos outros. Tudo isso, vale ressaltar, em época de Carnaval.

Marca repagina campanha após comentários de consumidores
Marca repagina campanha após comentários de consumidores - Divulgação

A marca decidiu tirar as mensagens de circulação. Na ocasião, argumentou que o objetivo era trazer a mensagem de “aceitar os convites da vida e aproveitar os bons momentos”. E que repudiava qualquer ato de violência, física ou emocional.

Como, pelas redes sociais, a equipe foi alertada do “entendimento dúbio”, as mensagens seriam substituídas por outras, mais claras e positivas.

Saiu o “esqueci o não” e entraram novas frases, como “Não deu jogo. Tire o time de campo” ou “Quando um não quer, o outro vai dançar”. As peças traziam ainda a assinatura: “Neste Carnaval, respeite”.

Causas

A Skol tem abraçado campanhas educativas. No ano passado, estreou uma que mostra que excesso de álcool e sexo não formam um par perfeito.

https://www.youtube.com/watch?v=gnfrqyzOB14&feature=youtu.be

Esse foi o mote de uma campanha publicitária realizada pela agência Wieden+Kennedy São Paulo para a Skol Beats. O slogan é justamente “If you drink right you f*** right” (Se você bebe certo, você f*** certo, em tradução livre).

A campanha contou com um hotsite com dicas de consumo inteligente de álcool. O portal também apresentou o “Sutra Fail” – desenhos de posições não sexuais que acabam surgindo pelo estado de bebedeira.

Leia também: Campanha de segurança nas estradas calcula risco de direção cega