Deixe o medo de lado e saiba tudo o que há para fazer na Sexta-Feira 13
Começou com uma lenda e hoje não existe sexta-feira 13 sem uma programação especial. Por isso, o Catraca Livre fez uma seleção de tudo o que você pode fazer na data e durante o mês de agosto para comemorar.
Várias especulações circulam a misticidade do dia 13, mas a principal e mais estudada é o massacre dos Cavaleiros Templários pelo rei Filipe IV da França. De acordo com a História, na ocasião, centenas de soldados da Ordem foram queimados em estacas com o fim das Cruzadas e a perda da Terra Santa. O episódio teria acontecido dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.
Além dessa, outras lendas permeiam o estudo da data. Acredita-se também que Jesus Cristo foi morto em uma sexta-feira 13. Superstições pagãs também são versões para mistificar o dia. A mitologia nórdica explica que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Mas o deus do Mal, Loki, também se juntou à mesa, sendo o décimo terceiro deus.
- Feriados no Sesc São Caetano Estimulam a Diversidade Cultural e Diversão para Toda a Família
- 3ª edição da FLID – Feira Literária de Diadema homenageia autores locais e ícone da literatura negra
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Inmet emite alerta para tempestade perigosa a partir desta sexta-feira
Agora, para entrar no clima da lenda, veja a programação que o Catraca Livre preparou para seu dia de terror:
Cine Belas Artes faz noitão especial na sexta-feira 13
Nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, o Cine Belas Artes promove um noitão especial para comemorar a sexta-feira 13.
Vampiros invadem o primeiro dia da Bienal
A 21ª Bienal Internacional do Livro tem abertura oficial na sexta-feira, 13. Para isso, a organização do evento oferece uma programação com o tema “Vampirismo”, no Salão de Ideias. Às 13h, Zé do Caixão “leva sua alma” contando a história do importante personagem do cinema fantástico.
O Auditório do Ibirapuera exibe uma sessão especial do filme “A Feitiçaria através dos Tempos”, de 1992. A exibição será acompanhada pelos músicos Márcio Nigro e André Abujamra.
Clássico do terror, “Psicose” completa 50 anos e ganha mostra na Cinemateca
Há 50 anos era lançado, nos Estados Unidos, aquele que se tornaria um dos maiores clássicos do cinema. “Psicose”, do diretor inglês Alfred Hitchcock, é até hoje lembrado por sua trilha sonora e cenas clássicas. Para comemorar, a Cinemateca Brasilera promove programação especial entre os dias 17 e 19 de agosto.
No dia 13 de agosto, sexta-feira, às 19h, acontece no Espaço Parlapatões mais um encontro do projeto “O Teatro e O Poder”, no qual os Parlapatões estudam o poder, suas relações e a ação do teatro e das artes.
“O Pequeno Nicolau” é exibido no CineCult
Até o dia 19 de agosto, sempre às 14h, acontece o Cine Cult na Rede Cinemark com exibições dos longas “Flor do Deserto”, “O Escritor Fantasma”, “O Pequeno Nicolau”, “Mary Max” e “Brilho de uma Paixão”. O espectardor poderá conferir pagando R$ 7.
Veja a versão condensada de “O Gabinete do Dr. Caligari”, clássico de 1922:
http://www.youtube.com/watch?v=xrg73BUxJLI