Desempenho do Congresso tem reprovação recorde, diz Datafolha
60% das pessoas avaliam o desempenho do Congresso Nacional como 'ruim/péssimo'
A reprovação ao trabalho do Congresso Nacional foi a maior da história recente. Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira, dia 6, pelo jornal “Folha de S.Paulo“, informou que 60% dos entrevistados avaliam o desempenho do órgão como “ruim/péssimo”.
O levantamento ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro. Segundo os dados, apenas 5% dos ouvidos acreditam que a atuação dos 513 deputados federais e 81 senadores é ótima ou boa e 3% não sabem responder a questão.
Nas últimas duas pesquisas do Datafolha sobre o Congresso, que ocorreram em dezembro de 2016 e abril de 2017, a reprovação já havia sido recorde: 58% de rejeição e 7% de aprovação. A única vez que houve uma avaliação positiva nos últimos 25 anos foi em dezembro de 2003, primeiro ano da primeira gestão de Lula no Planalto (2003-2010).
- A merda que vai continuar no seu bolso se Bolsonaro for reeleito
- Datafolha: Covas mantém 48% enquanto Boulos cresce e vai a 40%;
- Aprovação de Bolsonaro sobe para 37%, a melhor do mandato
- Para maioria dos brasileiros, Bolsonaro sabia onde Queiroz estava escondido
De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta, os perfis de quem reprova o trabalho do Congresso: os mais ricos (74%); com ensino superior (75%); eleitores do presidenciável Jair Bolsonaro (68%); e os que reprovam a gestão de Michel Temer (69%).
A avaliação um pouco menos negativa do trabalho do Congresso ocorre entre pessoas com ensino fundamental (52%); de religião evangélica pentecostal (51%); que têm o PMDB como partido de preferência (42%); e que avaliam positivamente o governo Temer (37%).
E você? O que acha sobre o Congresso? Dê sua opinião nos comentários!
- Leia mais: