Dez líderes estão na final do empreendedor social 2013

01/11/2013 15:07 / Atualizado em 06/11/2013 14:38

Internautas já podem votar na categoria Escolha do Leitor
Internautas já podem votar na categoria Escolha do Leitor - Getty Images

Realizado no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com a Folha de S.Paulo, o Empreendedor Social acontece em 61 países onde a fundação suíça. Sua proposta é valorizar líderes sociais que atuam há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com impacto na sociedade e em políticas públicas. Para participar da votação, clique aqui.

O Empreendedor Social de Futuro, promovido exclusivamente pela Folha de S.Paulo, obedece aos mesmos padrões de avaliação, mas reconhece e promove líderes sociais em atividade há menos tempo: no mínimo, um ano e, no máximo, três anos. Trata-se de uma fase em que os empreendedores, normalmente, precisam de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa e multiplicar seu impacto. Os finalistas da 5ª edição são: Alessandra Orofino/Miguel Lago (Meu Rio); Alexandre Amorim/Diego Moreira/Luiz Ribas (Asid) e Tony Marlon (Escola de Notícias).

Os vencedores serão anunciados no dia 21 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista, em cerimônia para convidados, com transmissão ao vivo pelo site da Folha de S.Paulo e pelo UOL, com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Na ocasião, haverá exposição de fotografias dos projetos finalistas e, antes do anúncio dos vencedores, a plateia assistirá a documentários curtos sobre o trabalho de cada líder e sua organização social.

Voto popular (vote aqui)

O internauta pode votar na categoria Escolha do Leitor, na qual seleciona seu projeto preferido a partir de vídeos de 60 segundos gravados pelos dez finalistas e disponíveis no site folha.com/empreendedorsocial. O vencedor será conhecido apenas na cerimônia de entrega dos prêmios, minutos depois de encerrada a votação dentro do próprio Masp.

Em parceria com o Instituto Humanitare, neste ano, haverá ainda a Menção Honrosa ao projeto mais alinhado à temática e aos objetivos do Ano Internacional de Cooperação pela Água da ONU. A seleção ocorreu entre 68 finalistas dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor de Futuro, de 2005 a 2013. Caberá a um júri especializado a escolha do ganhador. Estão na final os trabalhos de: Luiz Moura (Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada), Berenice Kikuchi (Associação de Anemia Falciforme), Luis Fernando Guedes Pinto (Imaflora), Fábio Bibancos (Turma do Bem), Suzana Pádua (IPE), Rodrigo Castro (Associação Caatinga) e José Dias (Centro de Educação Popular e Formação Social).

Julgamento rigoroso

A comissão julgadora de 2013 é formada por: Alicia Bárcena, bióloga, mestre em administração pública, secretária-executiva da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) das Nações Unidas; Andre Degenszajn, mestre em relações internacionais, secretário-geral do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas); Carlos Jereissati Filho, administrador, CEO da Iguatemi Empresa de Shopping Centers e Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial; Cláudio Bruzzi Boechat, engenheiro, professor e pesquisador do Núcleo Petrobras de Sustentabilidade da FDC (Fundação Dom Cabral); Gisela Solymos, doutora em psiquiatria e psicologia médica, diretora-geral do Cren (Centro de Educação e Recuperação Nutricional), eleita Empreendedora Social 2011; Kenneth Turner, bacharel em finanças e políticas públicas e MBA em negócios, gerente-sênior para a América Latina e África da Fundação Schwab; Maria Cristina Frias, jornalista, MBA em finanças, colunista da Folha de S.Paulo; Regina Casé, atriz e apresentadora de TV, trabalha para a valorização cultural de favelas e periferias.